Você também faz parte disso!
Este é um evento que compõe uma série de entregas do Projeto Grãos Agroeco (coordenado pela Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com Emater-GO, APROAR e Unievangélica). O evento conta com o apoio do IF Goiano, da ADAO-GO e da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Piancó. O Seminário é uma estratégia que visa sensibilizar todas as pessoas envolvidas na produção de alimentos, na assistência técnica rural, nas feiras e comércio varejista, assim como toda a sociedade consumidora sobre os benefícios e vantagens do mercado de produtos agroecológicos, desde o campo até a mesa.
os TRÊS dias
O que você pode esperar deste Seminário?
Uma roda de conversa com acesso às mais diversas informações sobre os Princípios da Agroecologia e os resultados dos experimentos de inserção do feijão no sistema de produção de hortaliças (o feijão no pousio ou descanso da produção). Veja a importância da rotação e sucessão de culturas, além das vantagens financeiras com a diversificação, na oferta dos produtos ao mercado.
Aprofundando conhecimentos sobre Sistemas Agroecológicos, orgânicos ou não, será abordado o Manejo Agroecológico do Solo, em práticas que visam à manutenção e à melhoria da fertilidade do solo, entre elas, adubação verde e adubação orgânica com fertilizantes minerais permitidos.
Serão apresentados, também, os Resultados Socioeconômicos e Indicadores Ambientais coletados até o momento, lembrando que todo o conhecimento gerado foi obtido em conjunto, adaptando o manejo desenhado pelos técnicos às condições do produtor, com avaliação de diferentes cultivares de feijão, dos diversos tipos e cores. Clique aqui e conheça nossas cultivares de feijão.
Você vai se surpreender com os resultados obtidos em produtividade, com os detalhes das cultivares avaliadas nas diferentes épocas de plantio. Respeitando os parâmetros técnicos recomendados pela Embrapa, foram analisados: plantio com e sem irrigação, capina manual, preparo de solo convencional e adubação orgânica — veja todas essas recomendações ao lado, na Lista de Publicações.
Durante os três dias, serão apresentados os métodos e as práticas de manejo executadas em cada propriedade, considerando as diferentes atividades dos produtores. Os técnicos analisarão os dados produzidos na Validação de Indicadores, que visam a possibilitar ao produtor realizar, ele mesmo, os seus levantamentos, mediante critérios previamente estabelecidos e, assim, conseguir avaliar o quão rentável está sendo as atividade em sua propriedade.
Achou interessante? Guarde as 3 datas na sua agenda.
Esse evento foi feito para você!