Laboratório de Microbiologia Agrícola

O Laboratório de Microbiologia Agrícola abrange as áreas: fitopatologia da parte aérea, fitopatologia de raízes, qualidade/sanidade de sementes, microrganismos benéficos e a coleção de microrganismos. Possui como principais atividades: a diagnose de doenças de arroz e feijão utilizando ferramentas tradicionais e moleculares, a identificação de patótipos e o estudo de populações de fitopatógenos, suporte na identificação de fontes de resistência, a seleção e a caracterização de inimigos naturais de fitopatógenos de arroz e de feijão (controle biológico e controle alternativo de doenças), além da seleção e caracterização de microrganismos fixadores biológicos de nitrogênio. O Laboratório ainda possui uma rica coleção de microrganismos, abrangendo as diferentes espécies de fitopatógenos de arroz e feijão e também microrganismos benéficos, contendo aproximadamente 15 mil isolados.

Gestor: Lívia Teixeira Duarte Brandão (livia.duarte@embrapa.br)

Principais análises

  • Diagnose de doenças de arroz e de feijão através do isolamento e identificação de: Colletotrichum lindemuthianum, Xanthomonas axonopodis, Magnaporthe oryzae, Curtobacterium flaccumfasciens, Pseudocercospora griseola, Fusarium solani, Fusarium oxysporum, Trichoderma sp., Rhizoctonia solani, entre outros, realizadas por métodos tradicionais, bioquímicos e moleculares.
  • Determinação do patótipo das espécies de fungos e bactérias causadoras das principais doenças do arroz e do feijão.
  • Identificação e caracterização de microrganismos antagonistas a fitopatógenos de arroz e feijão para aplicação como agentes de controle (controle biológico).
  • Análise fitopatológica de solo, incluindo a quantificação de Fusarium solani, Fusarium oxysporum, Trichoderma sp. e Rhizoctonia solani.
  • Suporte no desenvolvimento de métodos rápidos para a detecção de fitopatógenos.
  • Identificação e caracterização de microrganismos fixadores biológicos de nitrogênio (FBN) e promotores de crescimento.
  • Análises fisiológicas e sanitárias de sementes de arroz e feijão.

O Laboratório de Microbiologia Agrícola atualmente não presta serviços para instituições externas.

Coleção de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Arroz e Feijão

Curadora: Adriane Wendland (adriane.wendland@embrapa.br)

A coleta, caracterização, identificação, preservação e documentação de microrganismos relacionados ao arroz e feijão são de grande importância para dar suporte às pesquisas que visam à melhoria dessas culturas e, consequentemente, à sustentabilidade da agricultura. Clique no endereço abaixo para acessar a Coleção de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Arroz e Feijão. 

Base de Dados Alelomicro