Responsabilidade Socioambiental

A Embrapa Arroz e Feijão, em seus trabalhos, garante o cuidado com o meio ambiente e o cumprimento da legislação que regula a responsabilidade socioambiental. A Unidade vem promovendo diversas ações sustentáveis, visando a redução do impacto ambiental das atividades desenvolvidas na empresa, trabalhando na gestão da água, esgoto, resíduos perigosos, coleta seletiva, áreas de preservação permanente e energia elétrica.

Visita Escolar na ETE da Embrapa Arroz e Feijão

ETE da Embrapa Arroz e Feijão | Foto: Sebastião Araújo


Área de Preservação Permanente

Os cuidados com a Área de Preservação Permanente são constantes. Desde 2011 foram plantadas cerca de 25 mil mudas de espécies nativas do Cerrado e frutíferas em áreas de preservação permanente da empresa, principalmente em torno dos cursos d'água, trabalho que contou com a cooperação técnica de equipe da Emater.

Esgoto

Todo o resíduo coletado é conduzido por gravidade para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que não utiliza energia elétrica. A ETE opera com tratamento biológico, por meio de biodigestor anaeróbio, localizado internamente a uma lagoa facultativa e sem adição de produtos químicos. Após o tratamento, o efluente da lagoa facultativa é direcionado para um banhado artificial de infiltração no solo, não sendo lançado em curso de água.

Sustentabilidade

As áreas experimentais possuem um plano de uso com práticas de manejo, como rotação de culturas, plantio direto e adubação verde, que garantem a sustentabilidade. As águas subterrâneas e dos cursos de água são monitoradas e possuem outorga de uso. Quanto aos resíduos perigosos, originados nos laboratórios e campos experimentais da Unidade, assim como os materiais contaminados como óleo usado, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes inservíveis, são segregados internamente e coletados por empresas especializadas em descarte de substâncias perigosas. Entre 2011 e 2014, foram coletados 13,5 toneladas de resíduos perigosos e 1.447 lâmpadas tipo fluorescentes inservíveis.

Coleta Seletiva

A empresa tem um programa de coleta seletiva implementado, no qual os resíduos recicláveis são separados e enviados para reciclagem. A coleta é realizada em diversos pontos da Unidade e conta com campanhas periódicas de conscientização dos colaboradores. Em 2014, a empresa separou e destinou para reciclagem 7,5 toneladas de papel, papelão e plástico.

Energia Elétrica

A Unidade também tem uma preocupação com a eficiência energética, focada na gestão de demanda e consumo e na melhoria da qualidade do fornecimento desse recurso. Os principais benefícios são: redução de custos, otimização do uso da energia fornecida, redução de prejuízos com o uso racional dos equipamentos e consequente aumento de sua vida útil e fornecimento de energia estável.