Curso

31º CURSO DE MELHORAMENTO GENÉTICO APLICADO EM GADO DE CORTE - PROGRAMA GENEPLUS EMBRAPA

Agendar 2019-07-09 2019-07-12 America/Sao_Paulo 31º CURSO DE MELHORAMENTO GENÉTICO APLICADO EM GADO DE CORTE - PROGRAMA GENEPLUS EMBRAPA <p class="MsoBodyText" style="margin-bottom:6.0pt;text-align:justify"><span style="font-weight:normal">A pecuária de corte brasileira vem mantendo posição de destaque no mercado internacional desde 2004, mesmo tendo que alocar cerca de 80% de sua produção para o abastecimento do mercado interno. Em 2018, alcançando mercados de 101 países, foram exportadas 1,64 milhão de toneladas equivalente-carcaça, com receita total estimada de 6,57 bilhões de dólares (ABIEC, 2019). <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoBodyText" style="margin-bottom:6.0pt;text-align:justify"><span style="font-weight:normal">No mercado interno, felizmente, o consumo de carne que vinha sofrendo queda desde 2014 voltou a subir alcançando, em 2018, 42,12 kg/habitante/ano. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoBodyText" style="margin-bottom:6.0pt;text-align:justify"><span style="font-weight:normal">Além disto, vislumbra-se um ambiente positivo no mercado externo. </span><span style="font-size: 10pt;">A decisão da OIE ¿ Organização Internacional de Epizootias ¿, em 2017, declarando o território nacional livre de aftosa com vacinação e a expectativa de liberação desta vacina, em médio prazo, embora com suas implicações sobre a necessidade de uma vigilância sanitária permanente e rigorosa, podem abrir novos horizontes para o Brasil no mercado internacional, especialmente, da Ásia e América do Norte. Ainda neste ambiente, a recente crise enfrentada pela China com a ocorrência da peste suína pode se converter em mais uma oportunidade para carnes brasileiras, não apenas de aves e suínos, como também de bovinos. Para alcance destes novos mercados, no entanto, além de um serviço de segurança sanitária adequado e de um ambiente político-econômico favorável, precisamos aprimorar, permanentemente, nossos sistemas de produção pela aplicação de tecnologias em todas as áreas da ciência animal.</span></p> <p class="MsoBodyTextIndent" style="margin-left:0cm;text-align:justify"><span style="font-family:" arial","sans-serif";mso-bidi-font-weight:bold"="">Desta forma, em cumprimento de nossa missão e como atividade de capacitação de recursos humanos e transferência de tecnologia temos a satisfação de oferecer a 31<sup>a</sup> edição do Curso de Melhoramento Genético Aplicado em Gado de Corte Geneplus Embrapa. Como sempre procuramos fazer, desde nosso primeiro curso em 1998, considerando-se o sistema produtivo como um todo e tendo a genética como foco central, nossa intenção é proporcionar a todos que nos honrarem com a presença, uma nova oportunidade para atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos nossos sistemas de produção e para a sustentabilidade do nosso negócio.</span><span style="font-family:" arial","sans-serif""=""><o:p></o:p></span></p> Campo Grande, MS, Brasil Simone Santos simone@fundapam.com.br yyyy-MM-dd
Logotipo
Logotipo
Evento presencial Pago
Inscrições encerradas

Curso

31º CURSO DE MELHORAMENTO GENÉTICO APLICADO EM GADO DE CORTE - PROGRAMA GENEPLUS EMBRAPA

A pecuária de corte brasileira vem mantendo posição de destaque no mercado internacional desde 2004, mesmo tendo que alocar cerca de 80% de sua produção para o abastecimento do mercado interno. Em 2018, alcançando mercados de 101 países, foram exportadas 1,64 milhão de toneladas equivalente-carcaça, com receita total estimada de 6,57 bilhões de dólares (ABIEC, 2019).

No mercado interno, felizmente, o consumo de carne que vinha sofrendo queda desde 2014 voltou a subir alcançando, em 2018, 42,12 kg/habitante/ano.

Além disto, vislumbra-se um ambiente positivo no mercado externo. A decisão da OIE ¿ Organização Internacional de Epizootias ¿, em 2017, declarando o território nacional livre de aftosa com vacinação e a expectativa de liberação desta vacina, em médio prazo, embora com suas implicações sobre a necessidade de uma vigilância sanitária permanente e rigorosa, podem abrir novos horizontes para o Brasil no mercado internacional, especialmente, da Ásia e América do Norte. Ainda neste ambiente, a recente crise enfrentada pela China com a ocorrência da peste suína pode se converter em mais uma oportunidade para carnes brasileiras, não apenas de aves e suínos, como também de bovinos. Para alcance destes novos mercados, no entanto, além de um serviço de segurança sanitária adequado e de um ambiente político-econômico favorável, precisamos aprimorar, permanentemente, nossos sistemas de produção pela aplicação de tecnologias em todas as áreas da ciência animal.

Desta forma, em cumprimento de nossa missão e como atividade de capacitação de recursos humanos e transferência de tecnologia temos a satisfação de oferecer a 31a edição do Curso de Melhoramento Genético Aplicado em Gado de Corte Geneplus Embrapa. Como sempre procuramos fazer, desde nosso primeiro curso em 1998, considerando-se o sistema produtivo como um todo e tendo a genética como foco central, nossa intenção é proporcionar a todos que nos honrarem com a presença, uma nova oportunidade para atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos nossos sistemas de produção e para a sustentabilidade do nosso negócio.

  • Carga horária | 34h
  • Curso | Restrição de público: Aberta
  • Horário | confira a programação

Pré-requisitos

PÚBLICO ALVO: Rede de assistência técnica oficial e privada, gerentes de empreendimentos pecuários, associações de criadores e centrais de inseminação, criadores, técnicos em agropecuária, engenheiros agrônomos, médico-veterinários, zootecnistas, administradores e estudantes de ciências agrárias (dois últimos anos)

Profissionais: R$480,00 Estudantes e participantes de edições anteriores (com comprovação): R$240,00 Obs: o depósito deve ser feito em nome da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária e Ambiental no Banco do Brasil, Agência 2916-5, Conta corrente 106488-6. Enviar o comprovante (com identificação do nome do depositante) para o fax (67) 3027-6383 ou (67) 3042-6383, ou para o e-mail simone@fundapam.com.br. Solicita-se verificar a disponibilidade de vaga, antes de efetuar o depósito.

Mais Informações

Os participantes farão jus a certificado desde que atendam ao mínimo de 70% de participação no curso

Contato

Simone Santos
(67)3027-6383
simone@fundapam.com.br

Palavras-chave

Local

    Programação

    Anterior Próximo
    Horário
    Atividade
    Local
    08:00 - 09:00
    Do material biológico aos princípios básicos da genética
    Auditório Nelore
    09:20 - 10:30
    Carcaça e carne: o que a genética tem a ver com isso?
    Auditório Nelore
    10:30 - 11:30
    Avaliação zootécnica e funcional: uso de escores visuais
    Auditório Nelore
    13:00 - 14:10
    Objetivos e critérios de seleção
    Leonardo Martin Nieto
    Auditório Nelore
    14:30 - 15:30
    Tratamento dos dados de performance: genética e ambiente
    Auditório Nelore
    15:30 - 16:30
    Predição dos valores genéticos: DEPs e acurácia
    Auditório Nelore
    Horário
    Atividade
    Local
    08:00 - 09:10
    O melhoramento animal na era das DEPs: entendendo conceitos para usar corretamente as informações disponíveis
    Auditório Nelore
    09:30 - 11:10
    Sumários de avaliação genética (touros, matrizes e produtos) e sua utilização no suporte aos processos de seleção e acasalamento
    Auditório Nelore
    11:10 - 12:00
    Genética molecular aplicada ao melhoramento de gado de corte
    Auditório Nelore
    13:00 - 14:15
    Cruzamentos em gado de corte
    Auditório Nelore
    14:30 - 15:30
    Eficiência nutricional e técnicas de manejo para preparo de touros para comercialização e readaptação a sistemas de reprodução
    Auditório Nelore
    15:30 - 16:15
    O Programa Geneplus: definição, implementação e retorno ao criador
    Paulo Roberto Costa Nobre
    Auditório Nelore
    16:15 - 17:00
    Dia-a-dia de um Programa Geneplus: papel do Credenciado junto ao criador
    Maury Dorta de Souza Junior
    Auditório Nelore
    Horário
    Atividade
    Local
    07:30 - 11:30
    Dia de Campo na Fazenda Modelo da Embrapa Gado de Corte (programação em anexo)
    Fazenda Modelo
    13:00 - 16:30
    Dia de Campo na Fazenda Modelo da Embrapa Gado de Corte (programação em anexo)
    Fazenda Modelo
    Voltar para o topo