18/03/16 |   Biodiversidade  Mudanças climáticas

Dia de Campo na TV - Mudanças climáticas unem ciência e conhecimento popular

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Este programa foi ao ar no dia 18 de março de 2016.

Nesta semana o programa Dia de Campo na TV vai mostrar como a ciência deve aliar-se ao saber popular no desenvolvimento de iniciativas conjuntas de conservação de recursos genéticos com que estão garantindo a biodiversidade do planeta quando o assunto é a produção de alimentos. O tema abre a temporada 2016 do programa televisivo da Embrapa que chega com nova roupagem e diversificação de conteúdos no ano em que completa 18 anos de existência.

Para debater o tema mudanças climáticas e diálogo entre os saberes formal e informal foram convidados o oficial técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Marcello Bróggio; a pesquisadora do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa e membro do Comitê Científico dos Sistemas Engenhosos do Patrimônio Agrícola Mundial (Sipam), Patrícia Bustamante e o secretário-executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Jamil Macedo.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) e grandes e emergentes potencias econômicas mundiais concordam que não basta preservar material genético de plantas em bancos de germoplasma, como faz a Embrapa. Esse importante tipo de guarda precisa estar associado a outras formas de conservação, como os sistemas agrícolas tradicionais que persistem há séculos. Formas de cultivo e manejo que são preservados por gerações, que adaptam tais conhecimentos ao longo dos anos para garantir o sustento dessas comunidades. Um saber que precisa ser conhecido, descrito e somado ao saber científico para ser transformado em ferramenta para o desenvolvimento sustentável.

O Dia de Campo na TV "Mudanças climáticas motivam associação de saberes científico e popular" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com o Departamento de Transferência de Tecnologia, a Embrapa Cerrados e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Valéria Costa (MTb 15533/59/32 – SP)
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: 3448-4349

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctv2016