13/06/16 |   Mudanças climáticas

Dourados e Rio Brilhante enfrentam geada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Auro Akio Otsubo

Auro Akio Otsubo -

A noite mais fria do ano de 2016 em Dourados e Rio Brilhante, segundo dados do Guia Clima, sistema de monitoramento agroclimático da Embrapa Agropecuária Oeste que disponibiliza dados em tempo real pela internet, foi registrada hoje, segunda (13), por volta das 67h30 da manhã. Os dados foram obtidos pelas Estações Agrometeorológicas de Dourados e Rio Brilhante.

A massa de ar polar que encontra-se na região é a responsável pelas baixas temperaturas registradas tanto hoje, quanto no domingo (12). O frio intensoprovocou a ocorrência degeada de média intensidade em Dourados e forte intensidade em Rio Brilhante. Hoje, às 6h28, Dourados registrou a temperatura mais fria do ano, com 2.0ºC. No domingo, os termômetros registraram2.3ºC às 6h41. Já em Rio Brilhante, onde a Embrapa Agropecuária Oeste mantém outra estação meteorológica, as temperaturas foram ainda menores. Nessa segunda-feira, às 4h44, a mínima chegou a 0.8ºC, onde ocorreu geada em intensidade forte.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz relembra que em 2015 e 2014 foram anos caracterizados por invernos amenos, ambos sem geadas na região. Desta forma, historicamente nesses dois municípios as temperaturas baixas com geada ocorreram anteriormente em 24 de julho de 2013, quando Dourados registrou temperatura negativa de 0.7ºC e Rio Brilhante temperatura negativa de 1.6ºC.

Ricardo explica que a massa de ar polar vem do extremo Sul do hemisfério e é caracterizada por dias ensolarados, com alta pressão atmosférica. "Estamos agora numa massa de ar polar, que chegou após um período de chuvas (presente na frente fria)", disse Fietz.

Ele destaca que a tendência é que os dias de frio intenso já estejam acabando, pois a massa de ar polar deve dissipar-segradativamente ao longo dos próximos dias, com previsão de temperaturas mínimas de 15ºC a partir do final de semana.

Segundo ele, as lavouras de milho em que o grão ainda não está totalmente formado são suscetível a geada. "Os agricultores que semearam suas lavouras tardiamente devido as chuvas excessivas poderão ficar com suas plantações comprometidas", disse ele.

Conheça o Guia Clima -O Guia Clima é um sistema de monitoramento agroclimático que disponibiliza, em tempo real, dados sobre as condições meteorológicas (temperatura, umidade do ar, etc.), informações (médias, normais, etc.) e alertas (baixa umidade do ar, ventos fortes, geadas, etc.), que podem ser usados para auxiliar na tomada de decisões. Acesse no Portal da Embrapa Agropecuária Oeste (www.embrapa.br/agropecuaria-oeste) ou clique aqui.

A queda nas temperaturas movimentou o Guia Clima que obteve número de visitações recordes nos últimos dias. O número de pessoas que visitaram o site nos meses de maio foi de 10.540 visitantes, com uma média de 340 pessoas/dia. Mas, devido ao frio no domingo o Guia Clima recebeu 1.380 visitantes. Um recorde histórico para o sistema.

Segundo Fietz, desde 28 de abril, as visitas ao site aumentaram significativamente. Somente em junho, os registros feitos até o dia 12 revelam que já foram realizadas, em apenas 12 dias, 9.540 visitas, ou seja, uma média de 734 acessos/dia. "Esse é um número surpreendente que reforça a importância do serviço prestado pela Embrapa Agropecuária Oeste a sociedade", enfatizou.

Ele observou ainda uma mudança no perfil dos usuários, pois atualmente a maioria dos acessos é feita por meio de dispositivos móveis, totalizando 65% das visitações. Quanto a localização, a maioria das visitas ao Guia Clima são feitas por pessoas do Mato Grosso do Sul (42%), seguidos do Paraná, Distrito Federal e São Paulo.

Outro ponto observado pelo pesquisador é que poucos usuários utilizam os recursos do balanço hídrico. "O balanço hídrico é uma importante ferramenta para a tomada de decisão das operações agrícolas, tais como semeadura e  colheita, entre outras. Ele fornece as informações relacionadas a umidade do solo em tempo real de várias culturas. É uma ferramenta importante e de fácil utilização", explicou ele. 

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-6884

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

douradosagrometeorologiaguia climageadario brilhante