27/06/16 |   Florestas e silvicultura

Congresso Mundial da IUFRO: 2019 já está aí!

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em 2019, a América Latina sediará, pela primeira vez, um Congresso Mundial da IUFRO (International Union of Forestry Research Organizations). O evento vai acontecer  em Curitiba/PR, em outubro, e será organizado e coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa Florestas. São esperadas cerca de quatro mil pessoas para o evento, onde serão discutidos diversos aspectos ligados à pesquisa florestal. "O Congresso será uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimento em inovações tecnológicas, bem como sobre as mais recentes pesquisas e as tendências para o futuro da pesquisa florestal em outras partes do mundo", afirma o diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto Freitas, Presidente do Comitê Organizador do Congresso (COC-IUFRO 2019). "Será, também, um grande espaço de encontro entre pesquisadores, professores e estudantes do setor florestal do mundo inteiro", acrescenta.

O COC faz parte da estrutura organizacional dos congressos da IUFRO e foi criado para otimizar a organização desses eventos. "Embora ainda tenhamos três anos para o evento, são diversas as frentes de trabalho que já começam a ser articuladas", informa Yeda Malheiros de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Florestas e vice-Presidente do IUFRO 2019. "São oito subcomitês subordinados ao COC, focados nos mais variados temas afeitos a um congresso desta magnitude", explica Yeda.

Os subcomitês do congresso são: Apoio ao Cientista; Comunicação; Articulação Internacional; Gestão Estratégica; Eventos e Excursões Oficiais; Logística e Infraestrutura; Aquisição de Bens e Serviços; Exposição.

O COC já deflagrou um amplo trabalho de articulação e divulgação em eventos com a temática florestal em todo o mundo. Este ano, por exemplo, haverá um estande brasileiro no "IUFRO Regional Congress for Asia and Oceania 2016", que acontece de 24 a 28/10/2016, em Beijing/China. "Desta forma, pretendemos aproveitar os eventos que acontecem ao longo dos próximos três anos para mobilizar as pessoas para que se antecipem e se organizem para participar do Congresso Mundial em 2019", salienta Patrícia Póvoa de Mattos, também pesquisadora da Embrapa Florestas e Secretária Executiva do IUFRO 2019. 

Além disso, estão sendo realizadas reuniões com diversos atores do setor florestal brasileiro para que todos os interessados sejam inseridos no processo de discussão e organização do evento.

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

folha da florestaiufrocongresso mundialff2016junho