30/06/16 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa, Qualcomm e ISES anunciam parceria para desenvolvimento de tecnologias em drones

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Joana Silva

Joana Silva - Lúcio A.C Jorge vai coordenar pesquisas com drones

Lúcio A.C Jorge vai coordenar pesquisas com drones

A Embrapa Instrumentação, a Qualcomm Incorporated, por meio da iniciativa Qualcomm® Wireless Reach™, e o Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES) anunciam hoje (30) a colaboração para desenvolver tecnologias para drones, com o objetivo de apoiar os agricultores no Brasil. O evento será às 10h30, no Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), com a presença do diretor de Pesquisa & Desenvolvimento, Ladislau Martin Neto.

O Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso de Drones em Agricultura de Precisão, cujo coordenador na Unidade é o pesquisador Lúcio Jorge, tem como objetivo demonstrar como essas soluções podem ser aplicadas para reduzir o impacto ambiental e aumentar a produtividade das culturas.

Os sistemas de bordo desenvolvidos para os drones - que combinarão a expertise da Embrapa em agricultura, algoritmos de processamento de imagem ao processador Qualcomm® Snapdragon™ e avançadas tecnologias móveis - têm como missão coletar, processar, analisar e transmitir informações das lavouras em tempo real para os agricultores e agentes ambientais de todo o Brasil.

Os dados de inteligência serão utilizados para detectar com precisão as deficiências das culturas, ocorrência de pragas, escassez hídrica, déficit de nutrientes e danos ambientais. Estas funcionalidades permitirão que os agricultores tomem medidas precisas para, por exemplo, evitar o uso demasiado de defensivos agrícolas, excesso de fertilização, além de possibilitar a irrigação de campos secos, a fim de reduzir o impacto ambiental e ampliar a produtividade.

Após o desenvolvimento de sistemas de bordo para drones, o programa terá testes de campo com os dispositivos e uma avaliação para medir o seu impacto econômico e social. Com isso, ainda será possível comprovar que os drones podem permitir a adoção de medidas imediatas em favor do meio ambiente e negócios, reduzindo ainda a consequência negativa das mudanças climáticas.

O chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João Naime, avalia que a parceria celebrada com a Qualcomm vai permitir a disponibilização de tecnologias de processamento de imagens aéreas para produção de diagnósticos expeditos no campo, com essa inteligência agronômica embarcada nos processadores de alto desempenho da líder mundial em tecnologias móveis e de próxima geração. "Esperamos resultados expressivos para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da atividade agropecuária no Brasil", afirmou.

"A agricultura desempenha um papel muito importante na economia brasileira", disse Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm América Latina. "A Qualcomm tem muito orgulho dessa parceria com a Embrapa para a criação de tecnologias móveis que ajudarão o país a reduzir o impacto ambiental e aumentar a produtividade no campo".

Edilson Pepino Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107-2807

Joana Silva (Mtb 19554)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107 2901

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-de-precisaoenglishdronesqualcommises