31/01/12 |

Embrapa estuda parceria para reintroduzir suínos da raça moura em regiões do Paraná

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O repovoamento das regiões de faxinais do Paraná com suínos moura e de outras raças adaptadas em forma de parceria está sendo estudado pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na sexta-feira (27), o pesquisador da Embrapa Elsio Figueiredo discutiu esta possibilidade com o secretário de agricultura de Prudentópolis/PR, Marcelo Stadler, e Claudio Oliver, representante da Casa da Videira, um experimento criado por professores universitários de Curitiba que estuda na prática "como seria viver na cidade de maneira sustentável".

Os faxinais são um sistema agroecológico praticado no Paraná caracterizado pela divisão da terra em duas partes. Existem as áreas privadas, de propriedade de cada família, destinadas às plantações de produtos agrícolas para consumo próprio e venda dos excedentes, e áreas comuns, ainda que particulares, mas sem divisões, utilizadas para a criação de animais das famílias que residem na comunidade.

A intenção é reintroduzir a raça moura nestes locais. "Essa é uma raça rústica, indicada pra essas criações. Nós temos esses suínos disponíveis para venda. Também se poderia fazer a multiplicação desses animais nas granjas, desde que observados os requisitos necessários", diz o pesquisador Elsio Figueiredo. Apesar de demorar mais pra crescer, o que pode aumentar o custo de produção, o suíno moura tem boa qualidade de carne, maior espessura de toucinho e maior resistência a doenças, devido a sua rusticidade.

Ainda na sexta-feira, durante reunião do Grupo de Pesquisa em Produção de Suínos da Embrapa, discutiu-se como atender as demandas dos agricultores da região. Nas próximas semanas, uma equipe da Embrapa Suínos e Aves deve viajar até a região de Prudentópolis para conhecer de perto a realidade dos produtores envolvidos na produção em sistema de faxinal.

Lucas Scherer Cardoso (MTb/RS 10158)
Embrapa Suínos e Aves
Contato: (49) 3441.0454
lucas.cardoso@cnpsa.embrapa.br

Embrapa Suínos e Aves

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/