07/11/16 |   Agricultura familiar  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Recursos naturais  Transferência de Tecnologia

Congresso de Rochagem inicia nesta terça-feira, em Pelotas, em busca de remineralizadores de solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Guto Silveira

Guto Silveira - Uso de pó de rocha é mais barato e ambientalmente sustentável e pode ser aplicado em lavouras de morango, por exemplo, entre outras frutíferas.

Uso de pó de rocha é mais barato e ambientalmente sustentável e pode ser aplicado em lavouras de morango, por exemplo, entre outras frutíferas.

 
Trabalhos orais, discussões técnicas, visitas à campo, homenagens, premiações e a criação da Associação Brasileira de Rochagem fazem parte do programa do evento de quatro dias
 
Um parte dos solos brasileiros são carentes de nutrientes, principalmente de fósforo e potássio. Para conseguir um bom desempenho no campo é preciso elevado investimento em fertilizantes e corretivos. É necessário a importação de grande parte dos fertilizantes ou de suas matérias-primas, já que a produção nacional da maior parte destes produtos é insuficiente. Fontes agrominerais eficientes, mais acessíveis e de menor custo é uma importante forma de aumentar a inclusão social dos pequenos produtores. Entre as práticas ou tecnologias ambientais disponíveis, a técnica da rochagem pode ser considerada como base fundamental para a recuperação dos solos já degradados pelo uso intensivo, pois tem como principal finalidade auxiliar os agricultores na reconstrução da fertilidade, restituindo ao solo os constituintes minerais já lixiviados, de forma que possam obter uma produção de alimentos de melhor qualidade, a custos mais baixos. 
 
Para mostrar a importância do pó de rocha para os sistemas de produção agroecológica, abrangendo o uso, as limitações e as suas perspectivas no cenário brasileiro, a cidade de Pelotas, RS irá sediar o III Congresso Brasileiro de Rochagem (III CBR) - Remineralizadores de solo: passado, presente e desafios futuros, que se inicia nesta terça-feira (8/11) e vai até sexta-feira (11/11), nas dependências da Embrapa Clima Temperado, à BR 392, km 78. A programação do Congresso (https://www.embrapa.br/documents/1354346/13725119/Programacao+III+CBR/836ff57b-87f8-4c1a-98f2-782902548902) conta com três dias de discussões sobre a Normatização para o uso de agrominerais; Prospecção de remineralizadores de solo; intemperismo de minerais e liberação de nutrientes; interação mineral-microrganismos; Avaliação agronômica de remineralizadores; e Desenvolvimento de produtos a base de remineralizadores de solo e perpectivas futuras. E no último dia está agendada  uma visita técnica para uma pedreira na região de Pelotas e também uma visita à unidade piloto de moagem e de desenvolvimento de produtos a base de remineralizadores.
 
A Comissão organizadora desta edição quer também apresentar possibilidades de reverter os cenários do meio ambiente, através do uso do pó de rocha, onde a agricultura está implantada, por meio da adoção de tecnologias baseadas em princípios sustentáveis agroecológicos, os quais irão melhorar a produtividade em função da fertilidade do solo em longo prazo, não poluindo o ambiente e evitando a contaminação à saúde humana e dos animais, e tornando, a agricultura familiar agroecológica autônoma.
 
O III CBR vai contar com a apresentação de trabalhos técnico-científicos orais, homenagens a personalidades, premiação de concurso de redações, plenária para criação da Associação Brasileira de Rochagem, visitas a experimentos  e às unidades demonstrativas em campo e jantar de confraternização.
 

Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/