29/09/05 |

Embrapa apresenta tecnologias na II Semana de C&T

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará presente na II Semana de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 3 a 9 de outubro, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB). Especialmente para a abertura da exposição serão expostas as bezerras "Potira" e "Porã", os últimos clones de sucesso da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília - DF), que podem representar uma chance de salvação para a raça Junqueira, hoje praticamente extinta no Brasil.

Além dos clones no primeiro dia do evento, durante toda a semana uma série de eventos estão programados, como palestras sobre o impacto da biotecnologia na agricultura e  o desenvolvimento de bioinseticidas para controle de lagartas e mosquitos vetores de doenças, entre outras atividades.

Tenda da Ciência A Embrapa vai montar um canteiro para demonstrar passo a passo que pequenos espaços no jardim ou até em apartamentos podem se tornar muito produtivos. A Tenda da Ciência também vai ter uma cozinha artesanal, onde funcionários da Embrapa e da Emater - DF vão dar dicas sobre o preparo e aproveitamento de diversos produtos. O espaço contará ainda com uma exposição de hortaliças cultivadas em vasos e será palco da distribuição de cinco mil mudas de hortaliças.

Livros infantis

Também será realizada a "I Mostra de Publicações Infanto-Juvenis da Embrapa". O grupo Donna Produções e Divulgação Cultura fará a dramatização dos livros: A Viagem das Sementes (autores: Paulo Ernani Ramalho Carvalho e Jorge Antonio Menna Duarte / ilustrador: Sebastião Ribeiro Salomão); O Sítio da Tia Amélia (autora: Deise Ferreira Xavier / ilustrador: Licínio Andrade) e Assembléia dos Bichos(autor: Nivaldo Teltilla Monzana / ilustrador: Moacir Rodrigues Soares).  Ao final de cada apresentação, está programado um bate-papo com os autores  e vários sorteios de publicações infanto juvenis da Embrapa.

Arte e Ciência juntas

A vida no campo marcou a pintura de Portinari, que nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, no interior do Estado de São Paulo, filho de imigrantes italianos. Entre os trabalhos voltados para a agricultura, ele retratou os ciclos econômicos brasileiros. Na exposição serão apresentadas 22 réplicas de obras da mostra Portinari - Imagens do Brasil. A visita será guiada por monitores que fornecerão detalhes sobre cada uma das obras e a vida do artista.

Tecnologia de Monitoramento de Irrigação

Na Unidade Móvel de Vídeo serão apresentados documentários sobre recursos naturais do Cerrado, educação ambiental, aproveitamento alimentar dos frutos da região e uso racional de água na agricultura. Buscando tornar a prática do manejo de irrigação rotineira, a Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) usou os resultados de pesquisa de mais de vinte anos para desenvolver o Programa de Monitoramento de Irrigação para o Cerrado. Essa ferramenta é simples e permite estimar com a confiabilidade necessária a lâmina líquida a ser aplicada em cada irrigação ao longo do ciclo das culturas.

Durante a exposição no Centro Comunitário da UnB será demonstrada como é fácil utilizar essa tecnologia. Qualquer pessoa pode acessar o programa, na página da Embrapa Cerrados na Internet (http://www.cpac.embrapa.br). Depois de encontrar o serviço no menu Serviços ou o ícone do programa na parte inferior da página o usuário deve dar informações sobre o tipo de solo, lâmina líquida e atualizar a planilha de monitoramento para proceder aplicação da água.

Exposição no Congresso Nacional

De 4 a 6 de outubro, o público que passar pelo Congresso Nacional, em Brasília, terá a oportunidade de conhecer tecnologias para inclusão social e de interesse do agronegócio, indústria alimentícia e para programa de biodiesel desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos – SP).

Uma das pesquisas é voltada para o saneamento básico na zona rural. Uma maquete da Fossa Séptica Biodigestora será exposta,mostrando como é possível evitar as chamadas fossas negras, muito comuns na zona rural. A principal função da Fossa Séptica Biodigestora é proteger o meio ambiente, impedindo que o lençol freático seja contaminado pelo esterco humano oriundo das fossas negras.

Além disso, através do processo de biodigestão, é possível obter adubo orgânico de alta qualidade. O sistema da Fossa inclui ainda o Clorador Embrapa, um aparelho simples e barato, para clorar a água. Tanto a Fossa quanto o Clorador podem ser montados pelos próprios interessados.

Outra tecnologia que estará no Congresso Nacional é a Língua Eletrônica, um sensor gustativo para avaliar a qualidade de bebidas, entre elas, o café e o vinho. A Língua é dez mil vezes mais sensível que o paladar humano e pode identificar sabores amargos, azedos, doces e salgados.

Para uso em programas de biodiesel será mostrado o aparelho de Ressonância Magnética Nuclear, capaz de avaliar em segundos o teor de óleo em sementes, sem destruir a amostra. Dois destes equipamentos já foram adquiridos pela Petrobrás para avaliar óleo de mamona para fins de produção de biodiesel.

No campo da pecuária estarão em exposição o medidor de espessura de toucinho para suínos vivos e os detectores de prenhez por ultra-som para bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos, que detectam com rapidez e precisão a prenhez em animais de pequeno e grande portes.

Mais informações:

Elizabete Antunes (MTb 744/DF) Assessoria de Comunicação Social Contato: (61) 448-4284 - bete@sede.embrapa.br

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF) Embrapa Hortaliças Contatos: (61) 3385-9109 - marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Liliane Castelões (MTb/RJ 16.613) Embrapa Cerrados Contato: (61) 3388-9953 - liliane@cpac.embrapa.br   Joanir Silva (MTb 19554) Embrapa Instrumentação Agropecuária Contato (16) 3374 2477 - 9994 6160 - jo@cnpdia.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/