11/04/05 |

110 quintais orgânicos de frutas serão implantados no RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas- RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, implantou em território gaúcho 11 dos 110 quintais ecológicos planejados para instalação ao longo deste ano de 2005. Trata-se de um trabalho pioneiro que tecnicamente privilegia os princípios da produção orgânica e que busca contribuir para a segurança alimentar em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para assentados da reforma agrária, quilombolas (descendentes de escravos), populações indígenas e escolas públicas do campo.

Os quintais ocuparão todas as regiões gaúchas e buscam recuperar uma tradição que se foi perdendo no tempo, representada pela presença em propriedades rurais de espécies fruteiras que complementam a alimentação ao longo do ano.

Cada quintal tem 5 plantas de 12 espécies de frutas escolhidas pelas suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem ao clima e solo do Rio Grande do Sul, totalizando 60 plantas por propriedades. Entre as espécies escolhidas para cultivo estão o pêssego, figo, laranja, amora-preta, mirtilo, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã e limão. Este projeto teve início no final de 2003 e insere-se nas ações do projeto Fome Zero. Os primeiros quintais ecológicos já deverão começar a produzir a partir de 2006.

De acordo com os técnicos Fernando Costa Gomes e Enilton Fick Coutinho, da Embrapa Clima Temperado, acaba de ser firmada parceria entre a unidade, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE, ligada à Eletrosul) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg), para a produção das mudas das espécies fruteiras que constituirão os novos quintais, no valor de 255 mil reais. As mudas serão produzidas na Estação Experimental Cascata, em Pelotas, e no município de Candiota, na Fronteira-Oeste do RS.

Sady M.Sapper - MTb RS 5376Embrapa Clima TemperadoContato: (53) 275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/