09/12/16 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Embrapa e Jardim Botânico comemoram Dia Mundial do Solo no Recife

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: João Cordeiro da Fonseca

João Cordeiro da Fonseca - Luís de França da Silva Neto mostra a pintura com tinta de solo

Luís de França da Silva Neto mostra a pintura com tinta de solo

As comemorações do Dia Mundial do Solo (05/12), instituído pelo União Internacional de Ciência do Solo (IUSS, da sigla em inglês), movimentaram o estado de Pernambuco, na última semana. Em parceria com o Jardim Botânico do Recife (JBR), a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), por meio da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife), e a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), realizaram nos dias 02, 03 e 04/12 diversas ações de transferência de tecnologia envolvendo a ciência do solo para os mais variados públicos. No dia 02, o pesquisador Manoel Batista de Oliveira Neto ministrou curso sobre os solos do JBR com o objetivo de capacitar técnicos dessa instituição no conhecimento dos solos locais e suas características, visando a aplicação em trilhas para visitantes. O JBR conta com um perfil de solo instalado pela Embrapa Solos na sua floresta, que originou a trilha "Conhecendo os Solos do JBR", usada ao longo do ano pelos visitantes.

Uma atividade que atraiu grande público, no dia 03, foi a Oficina "Pintando com Tintas de Solo", ministrada pelo pesquisador Luís de França da Silva Neto com apoio dos monitores do JBR e do assistente da Embrapa Solos, João Cordeiro da Fonseca, e dirigida às crianças que visitavam o espaço. De uma forma lúdica, Luís de França falou sobre a importância dos solos na vida das pessoas e, em seguida, ensinou o público a preparar tintas usando o solo como matéria prima, deixando que todos confeccionassem desenhos e pintura com o material. "Mostrei que os solos têm cores diferentes devido ao seu material de origem e ao ambiente em que foram formados. Também foi comentado que os solos estão mais próximos de nós do que imaginamos, com exemplos de uso, não só na agricultura, mas também como matéria prima inclusive de nossas casas", completou.

No domingo (04), durante o projeto Conversa Ambiental, realizado todos os fins de semana pelo JBR, o pesquisador José Coelho de Araújo Filho proferiu a palestra "Os solos e as paisagens de Pernambuco", na qual foi mostrado como o solo influencia tanto na paisagem natural como naquelas criadas pelo homem. "Essa é a segunda edição do Dia Mundial do Solo que realizamos em parceria com a Embrapa - a primeira foi em 2015 - e, devido ao sucesso, pretendemos repetir em 2017", revelou Bruno Leal Viana, analista do JBR e um dos coordenadores do evento,

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dia mundial do solo