25/07/14 |   Agricultura familiar

Consórcio de mandioca com dendê é tema de oficina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vinicius Braga

Vinicius Braga - Plantio segue a tecnologia Trio da Produtividade

Plantio segue a tecnologia Trio da Produtividade

A parceria entre a Embrapa Amazônia Oriental e a empresa Biopalma implantou mais uma unidade demonstrativa de mandioca nas entrelinhas do dendê. O plantio consorciado marcou o encerramento de oficina dirigida a agricultores do projeto de assentamento Calmaria I, no município de Acará, nessa quinta-feira (24).

No total, o projeto prevê a implantação de 60 unidades demonstrativas nos municípios de Acará, Moju, Tomé-Açu e Concórdia do Pará. A diversificação produtiva nas entrelinhas da palma de óleo é uma demanda dos agricultores familiares e a mandioca é uma cultura tradicional das regiões contempladas.

No assentamento Calmaria I, a primeira unidade demonstrativa foi implantada no lote do agricultor Ozinério Rocha. As mudas de dendê estão com seis meses e receberam em seus intervalos seis linhas de mandioca. "Essa área ficará a disposição dos vizinhos que quiserem acompanhar esse cultivo e levar o modelo para seus lotes", disse o agricultor, refletindo a proposta do projeto.

Processo - O plantio da mandioca segue as recomendações do Trio da Produtividade. Esse método consiste em três procedimentos simples que podem elevar a produtividade das lavouras de mandioca: seleção e corte reto das manivas-sementes; espaçamento de 1metro por 1 metro; e capina nos primeiros 150 dias após o cultivo. O processo foi certificado como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil, em 2013, e recebeu menção honrosa do Prêmio Celso Furtado em 2012.

As unidades demonstrativas serão acompanhas por técnicos da Biopalma e servirão de modelo para a adoção de outros agricultores. Além disso, a produtividade e a rentabilidade dos roçados de mandioca serão avaliados. "Os custos de produção estão sendo levantados para obtermos ao final dados sobre a viabilidade do sistema de produção", disse o analista da Embrapa Moisés Modesto.

Vinicius Soares Braga (MTb 12.416/RS)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1192

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

aiaftrio da produtividademandiocadendê