25/01/17 |   Agricultura familiar

Ações da Unidade são destaque no Anuário Brasileiro de Agricultura Familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Reprodução de página interna do Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2016

Reprodução de página interna do Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2016

O Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2016 é uma publicação que fornece informações sobre políticas públicas e tecnologias voltadas à área rural com o objetivo de auxiliar técnicos e produtores. Em sua quinta edição, seis ações ou tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria Tropical mereceram destaque. Confira:

Cajucultura

Duas matérias sobre produção de caju foram escolhidas para serem publicadas no anuário. Uma delas, "Cajucultura começa a ser revitalizada no agreste de Pernambuco", aborda o seminário realizado técnico promovido pela Unidade na região de Surubim (PE) com o intuito de revitalizar aquela cadeia produtiva. A parceria da Embrapa com a ONG Amigos do Bem, que há onze anos desenvolve transferência de tecnologia para duas cidades (Buíque-PE e Mauriti-CE), também foi tema da publicação .

Permacultura

No Alto Oeste Potiguar, cerca de 30 pessoas entre produtores, professores e técnicos agrícolas participaram de um curso sobre permacultura promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovila do Ceará. A capacitação permite ao produtor obter uma maior integração entre várias atividades desenvolvidas na propriedade rural com foco agroecológico.

Hambúrguer de caju

Obtido a partir da fibra de caju, também conhecido como bagaço, o hambúrguer vegetal apresenta-se como uma boa oportunidade de geração de renda. A Unidade desenvolveu duas formulações para a fabricação do produto: a partir da proteína de soja ou do uso do feijão-caupi.

Produção de queijos

O anuário aborda duas experiências da Embrapa na melhoria da produção do queijo artesanal. Na região de Inhamuns, produtores participam de capacitações voltadas para inovação e adoção de boas práticas. No Cariri cearense, uma das regiões que mais produz pequi no Brasil, foi testada a produção de queijo enriquecido com óleo desse fruto, permitindo que os produtores possam obter maiores ganhos com a atividade. O projeto é uma parceria de três unidades descentralizadas: Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Comunicação para o Desenvolvimento

O trabalho realizado pela Agência de Comunicação do Território Alto Oeste Potiguar (RN), uma ação de comunicação comunitária que conta com o apoio da Unidade, também é mencionado no anuário.A Agência é um espaço que favorece a troca de informações entre a Embrapa e a comunidade, incluindo extensionistas, agricultores, blogueiros, comunicadores, universidades, pesquisadores, prefeituras, secretarias municipais, representantes de sindicatos, conselhos locais, etc. A página já tem mais de 1.600 seguidores desde a sua criação em 2015.

A seção relativa à Embrapa pode ser acessada neste link

Ricardo Moura e Lorena Mesquita (estagiária) (DRT 1681/CE jp)
Embrapa Agroindústria Tropical

Telefone: (85) 3391.7117

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/