25/08/14 |   Agricultura familiar  Melhoramento genético

Embrapa firma parceria com Associação de Produtores de Sementes de Milho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sandra Brito

Sandra Brito - Novas cultivares da Embrapa serão licenciadas

Novas cultivares da Embrapa serão licenciadas

A diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Milho Variedade reuniu-se com o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas, Antônio Álvaro Corsetti Purcino. A reunião, para discutir modelos de negócios e modelos de cooperação entre a Embrapa e a Associação, aconteceu na terça-feira, 19.
 
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, atualmente, a associação produz 400 mil sacos de milho e tem capacidade para aumentar a produção para 800 mil sacos. "O grupo tem interesse em comercializar o milho da Embrapa, em razão da qualidade genética das cultivares e porque considera a marca da Embrapa muito forte", disse Antônio Álvaro.
 
Durante a reunião, foi estabelecido um programa de trabalho para os próximos anos, para que a Associação possa licenciar mais cultivares da Embrapa. "Hoje eles já licenciam duas cultivares de milho: BRS 4103 e BRS Caimbé. E têm o interesse em licenciar o sorgo forrageiro Ponta Negra e testar a variedade de milho Eldorado", acrescentou o chefe-geral. 
 
Antônio Álvaro ressaltou que a Embrapa iniciou, também, uma negociação para que a Associação possa comercializar as sementes de milho da Embrapa na Colômbia e na Bolívia. "Outro interesse do grupo é, futuramente, licenciar sementes de milheto da Embrapa", informou.
 
A Associação, sediada em São Carlos-SP, conta com sete associados distribuídos por vários estados do Brasil, e concentra suas atividades na região Centro-Oeste. Participaram da reunião os diretores Ezequiel Bacchin, Sérgio Moreira e Eduardo Bonamigo.
 
Além do chefe-geral, estiveram presentes pela Embrapa Milho e Sorgo, o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Sidney Parentoni, o supervisor de Núcleo de Recursos Genéticos e Cultivares, Paulo Evaristo Guimarães, o analista do Setor de Transferência de Tecnologia, Leonardo Melo e o gerente do escritório de negócios da Embrapa Produtos e Mercados de Sete Lagoas, Reginaldo Coelho.
 
 

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

milhosorgocultivares-brs

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Produto: Cultivar