01/02/17 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Dia de Campo na TV - GestFrut: ferramenta para gestão na fruticultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Viviane Zanella

Viviane Zanella - parreiral, GestFrut auxilia o produtor a realizar estimativas desde a implantação da cultura

parreiral, GestFrut auxilia o produtor a realizar estimativas desde a implantação da cultura

Este programa foi ao ar no dia 03 de fevereiro de 2017.

O Dia de Campo na TV apresenta uma ferramenta que ajuda produtores e técnicos nas avaliações econômico-financeiras de espécies frutíferas de clima temperado, como ameixa, maçã, caqui, morango, pera, pêssego e uva. É o GestFrut que usa informações que vão desde a produção no campo até a pós-colheita.

O Sistema GestFrut foi desenvolvido por pesquisadores para aperfeiçoar o processo de gestão de produtores de frutas de clima temperado. Entre 2012 e 2015, Joelsio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, liderou o projeto "Aprimoramento gerencial de fruticultores familiares gaúchos e catarinenses: uma abordagem participativa focada em questões econômico-financeiras". Unindo saberes de pesquisadores, extensionistas rurais e produtores, foram desenvolvidas planilhas eletrônicas que originaram o GestFrut. "Eram para ser de uso exclusivo da equipe do projeto, mas o resultado ficou tão interessante que a equipe decidiu disponibilizá-lo para produtores e técnicos por acreditar que seu uso poderá trazer grandes contribuições no sentido de melhorar a tomada decisão em propriedades produtoras de frutas e, consequentemente, auxiliar para alavancar a rentabilidade da produção", comenta Lazzarotto.

Além de auxiliar no gerenciamento econômico e financeiro, o GestFrut proporciona uma visão geral e auxilia o produtor na tomada de decisão sobre a continuidade ou mudança na produção de uma determinada fruta, por exemplo. O Dia de Campo na TV mostra como o GestFrut está estruturado para auxiliar o produtor e os técnicos a fazerem o gerenciamento da produção de fruteiras de clima temperado, desde a implantação no campo até a etapa de pós-colheita. O sistema está disponível para download em https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/gestfrut . Além disso, os usuários têm à disposição um manual de uso da ferramenta e um caderno de escrituração para cada espécie frutífera.

O Dia de Campo na TV "GestFrut: ferramenta para gestão na fruticultura” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além do tema principal, o programa ainda aborda outros assuntos nos quadros: “Agência Embrapa de Notícias”, “Sempre em Dia”, “Repórter em Campo”, “Na Mesa”, “Quem quer ser cientista”, “Minuto do Livro”, e “Ciência e Tecnologia em Debate”.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Viviane Zanella (MTb 14004)
Embrapa Uva e Vinho

Telefone: (54) 3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fruticulturadctvsistema de produçãofruta2016gestfrut