03/02/17 |   Comunicação  Mecanização e Automação

Show Rural: aplicativo Doutor Milho será lançado pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Logo do aplicativo, disponível para Android e iOS

Logo do aplicativo, disponível para Android e iOS

Uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar no acompanhamento do ciclo da planta de milho, em cada um dos seus estádios fenológicos, visando um manejo eficiente e sustentável das lavouras. Essa é a proposta do aplicativo “Doutor Milho” que está sendo lançado pela Embrapa no Show Rural Coopavel, primeiro evento de tecnologia agrícola de 2017. O Show Rural Coopavel acontece de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel-PR. O “Doutor Milho” é gratuito e já está disponível para os sistemas Android e iOS, sendo o primeiro App da Embrapa na Apple Store.

O aplicativo começou a ser desenvolvido por uma equipe da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) em abril de 2015, quando uma pesquisa de mercado foi realizada diante de diversas demandas candidatas. A necessidade de se identificar a etapa correta de desenvolvimento de uma planta de milho para apontar a adoção de estratégias inteligentes de manejo foi o que motivou o desenvolvimento do aplicativo.

O “Doutor Milho” é capaz de orientar o acompanhamento das lavouras e chamar a atenção para práticas agronômicas importantes, que podem conferir maior produtividade e renda. O funcionamento do aplicativo é bastante simples. Para conhecer as práticas mais importantes a serem adotadas, o usuário deve identificar corretamente o estádio fenológico em que sua lavoura se encontra. A partir daí, são descritas as recomendações para cada fase de desenvolvimento da planta, orientando o processo de tomada de decisão.

A equipe desenvolvedora buscou a simplicidade no processo de funcionamento do aplicativo, além da necessidade de quem está no campo. Por isso, o “Doutor Milho” funciona no modo off-line, sendo que a referência que deve ser seguida é a data de emergência das plantas. São apenas quatro passos que devem ser seguidos: cadastrar o talhão da lavoura; verificar o estádio correto da planta; confirmar o estádio correto; e obter as práticas recomendadas de manejo. 

Acesse no Google Play (Android)

Acesse na Apple Store

Assista ao vídeo de lançamento do aplicativo

 

Integração lavoura-pecuária também é destaque

A Embrapa Milho e Sorgo apresenta também durante o Show Rural Coopavel cultivares de milho e sorgo integrados ao sistema lavoura e pecuária. Nos plots de integração lavoura-pecuária estão plantadas as cultivares BRS 3046 (híbrido triplo de milho) e a BRS 658 (híbrido de sorgo forrageiro). O BRS 3046 é uma cultivar que apresenta excelentes características para a produção de milho-verde, tanto para espigas in natura quanto para a fabricação de pamonha, bolo, sorvete, suflê e outros pratos da culinária brasileira. A cultivar pode ser cultivada nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, e nas regiões norte, noroeste e oeste do Estado do Paraná, para plantios nos períodos da safra e da safrinha, sem restrição de altitude.

Já o híbrido de sorgo forrageiro BRS 658 possui estabilidade de produção, alta resistência à seca, baixo custo de produção, alta qualidade de forragem e média de 50 t/ha de produção de massa verde. Possui porte alto, ciclo vegetativo ideal para ensilagem, colmos secos com excelente padrão fermentativo, alta porcentagem de grãos na massa (30% a 40% da matéria seca), proporcionando uma silagem de alta digestibilidade (cerca de 60% DIVMS) e alto teor proteico (média de 8-9% de proteína bruta). Outras características importantes do BRS 658 são a resistência ao acamamento, a alta sanidade foliar e a resistência ao míldio. 

       
Confira mais informações em www.embrapa.br/showrural

 

Guilherme Viana (MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Telefone: (31) 3027-1905

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfshowrural2017doutormilhoappleiosandroid

Conteúdo relacionado

Produtos, Processos e Serviços Ver mais

Produto: Cultivar