10/09/14 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Publicações sobre plantio de hortaliças e compostagem atraem público da Bienal de São Paulo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria Clara Guaraldo

Maria Clara Guaraldo - Horta suspensa é destaque no estande da Livraria Embrapa

Horta suspensa é destaque no estande da Livraria Embrapa

Em dez dias de participação, a Livraria Embrapa conseguiu atrair um olhar diferenciado do público brasileiro para suas publicações, durante a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que recebeu cerca de 720 mil pessoas, no período de 22 a 31 de agosto de 2014, no Anhembi, São Paulo. Foram comercializadas 2.388 unidades de livros, um aumento de 19% sobre o ano de 2012. Os livros Horta em pequenos espaços; Hortas da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas; Produção orgânica de hortaliças; 50 Hortaliças - como comprar, conservar e consumir; e Compostagem estão entre as dez publicações mais vendidas pela editora da Embrapa.

A horta vertical com sementes de hortaliças instalada no estande da Livraria Embrapa na feira chamou a atenção de crianças, produtores rurais, professores e os mais diversos perfis de públicos que paravam para conhecer a instalação e aproveitavam a oportunidade para adquirir  publicações como Horta em pequenos espaços e compostagem, entre outros títulos sobre horticultura.

Foi o caso da professora do ensino fundamental, Maria Sônia Figueiredo Porto e seu marido Antônio Bento, de Francisco Morato, município da região metropolitana da grande São Paulo. O casal acabou de se mudar para uma nova casa e tem a intenção de montar uma estrutura semelhante na varanda.  Sônia já cultiva orquídeas, flor de maio e samambaias. "O próximo passo agora é criar uma pequena horta", destacou.

O proprietário rural Marcelo Busco, produtor de leite, adquiriu publicações na linha da agroecologia, bovinos de corte e meio ambiente, enquanto os estudantes do último ano de Biologia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de Assis (SP), ficaram interessados no livro O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária, um dos lançamentos da Embrapa na Bienal de São Paulo, que contou com a participação dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante de Medeiros.

Já o estudante e especialista em permacultura, Roberto Rodrigo Ribeiro da Luz, morador de Guaratinguetá (SP), ficou curioso para conhecer as espécies arbóreas retratadas na Coleção Espécies arbóreas brasileiras, de autoria do pesquisador aposentado da Embrapa Florestas (Colombo/PR), Paulo Ernane Ramalho Carvalho. Ernane também esteve presente à Bienal de São Paulo para o lançamento do quinto volume da sua coleção. "A coleção apresenta 340 espécies arbóreas brasileiras, de um universo de 15 mil existentes no País", destacou o pesquisador durante sua participação no lançamento.

Como diferencial de sua obra, ele ressalta o fato de a coleção Espécies arbóreas brasileiras oferecer ao leitor o mapa da ocorrência das 340 espécies e informações tais como a indicação dos possíveis usos para fins ambientais, ornamentais, paisagísticos, medicinais, econômicos e industriais. Para o futuro, Ernane tem como objetivo lançar uma enciclopédia com 720 espécies de árvores do Brasil.

Para comprar e conhecer mais as publicações da Embrapa, acesse www.embrapa.br/livraria

Confira abaixo as dez publicações mais comercializadas pela Embrapa na 23ª Bienal do Livro de São Paulo:


Horta em pequenos espaços;
Hortas da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas;
Produção orgânica de hortaliças;
50 Hortaliças - como comprar, conservar e consumir;
Compostagem;
Coleção ABC da Agricultura Familiar - como plantar hortaliças;
ABC da Agricultura Familiar - conservas caseiras de frutas;
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos;
Orinetações e Receitas para uma alimentação com soja e livre de gluten;
ABC da agricultura familiar - adubação alternativa

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: 61-3448-2493

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/