10/02/17 |   Agricultura familiar  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Sorgo forrageiro BRS 658 será apresentado na X Vitrine do Milho Silagem

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues - Vista parcial da Vitrine

Vista parcial da Vitrine

O Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), que presta serviços de assistência tecnológica e sociológica a produtores de leite da região de Viçosa-MG, realiza, em 15 de fevereiro, a X Vitrine do Milho Silagem. O evento reunirá agricultores e estudantes na Fazenda Nô da Silva, em Cajuri-MG.

A Vitrine é realizada anualmente e neste ano apresentará também o sorgo forrageiro BRS 658, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo. O gerente geral do escritório de Negócios da Embrapa Produtos e Mercados, de Sete Lagoas-MG, Reginaldo Rezende Coelho, explica que a Vitrine reúne tecnologias de empresas que trabalham com genética e melhoramento de sementes de milho para silagem.

 “A Embrapa Milho e Sorgo desenvolve culturas específicas para silagem, por isso buscamos a participação neste evento para demonstrar o híbrido de sorgo BRS 658. Como na Zona da Mata a tradição é plantar milho, o sorgo forrageiro é pouco conhecido pelos produtores de lá. Será mais uma opção de cultura para a produção de silagem de alta qualidade”, afirma Coelho.

A apresentação do sorgo será feita pelo pesquisador José Avelino Santos Rodrigues, que vai mostrar para os produtores que a semente de sorgo tem custo baixo e boa produtividade. Serão apresentadas as principais características do sorgo BRS 658, entre elas a tolerância à seca; capacidade de rebrota, que possibilita um segundo corte e mais produtividade em uma mesma área; alta qualidade de forragem e média de 50 t/ha de produção de massa verde; resistência ao acamamento e alta sanidade foliar.  

“Ao mesmo tempo, como esta cultivar foi lançada em maio de 2016, a primeira safra de sementes já está disponível para compra. O evento divulgará o BRS 658 e a empresa Riber KWS Sementes Ltda., licenciada pela Embrapa, responsável pela multiplicação e comercialização das sementes”, comenta Reginaldo Coelho, acrescentando que, nos próximos anos, pretende-se levar para a Vitrine cultivares de milho da Embrapa Milho e Sorgo e de capim elefante da Embrapa Gado de Leite.

O engenheiro agrônomo do PDPL, Thiago Camacho Rodrigues, cuida da parte técnica de campo da Vitrine e dos contatos com as empresas. Ele ressalta que a Vitrine do Milho virou uma marca na Zona da Mata mineira para divulgação das principais tecnologias para a produção de silagem de milho direcionadas a produtores rurais. “Neste ano, a inovação é o sorgo, pois existe uma demanda dos produtores de regiões mais quentes que utilizam esta cultura. Por isso consideramos muito bem-vinda a presença da Embrapa, que disponibilizou e plantou o sorgo BRS 658 na Vitrine”, afirma Rodrigues.

Outra novidade, apontada por Rodrigues para a Vitrine deste ano, é a demonstração de máquinas agrícolas, utilizadas para a produção de silagem de milho e de sorgo: semeadoras a vácuo e colhedoras. “Além disso, o evento será segmentado em dois momentos: o período da manhã será destinado para estudantes das áreas de ciências agrárias e afins, em que as palestras terão vocabulário mais técnico. E o período da tarde será para os produtores, que receberão informações mais aplicadas dos conceitos e das técnicas de manejo do milho e do sorgo para silagem. No campo, os participantes poderão ver híbridos de milho específicos para silagem, posicionados por 10 empresas, e o sorgo da Embrapa.”

O PDPL presta serviços de assistência tecnológica e sociológica a produtores de leite da região da Zona da Mata mineira, por meio de trabalhos realizados por estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Mais informações sobre a X Vitrine do Milho Silagem poderão ser solicitadas ao coordenador técnico do PDPL, Christiano Nascif. O e-mail de contato é secretariapdpl@hotmail.com e o telefone é (31) 3899-5250. As inscrições estão abertas, porém é recomendado fazê-las antes do dia 15 de fevereiro.

Para conhecer mais do BRS 658 – Híbrido de Sorgo Silageiro da Embrapa, clique aqui.

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ilpfsilagem de sorgo forrageirosorgo brs 658silagem de milho