17/09/14 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Soluções tecnológicas para atuação no Projeto Especial 8

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Projeto especial qualifica informações ao produtor rural, através de treinamento junto as unidades de pesquisa da Embrapa

Projeto especial qualifica informações ao produtor rural, através de treinamento junto as unidades de pesquisa da Embrapa

 
Tecnologias da Embrapa vão ser adaptadas ao novo Código Florestal ao atender exigências ao respectivo bioma. Ferramenta virtual será lançada até o final do ano como apoio ao produtor rural.  
 
A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, está entre as Unidades de pesquisa da Empresa que  realizará as atividades dentro do Projeto Especial 8 Soluções Tecnológicas para implantação do Código Florestal, vinculado à Presidência da Empresa e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O pesquisador José Felipe Ribeiro, da Embrapa Cerrados, de Brasília/DF, e Ronessa Bartolomeu Souza, do Departamento de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Sede, em Brasília/DF, desenvolveram nesta segunda e terça-feiras, 15 e 16, a metodologia para identificação e levantamento de soluções tecnológicas adequadas às novas informações do Código Florestal Brasileiro.
 
"É um momento de construção de oportunidades, que podem ser oferecidas pela Embrapa, a partir da indicação de tecnologias que ajudam o produtor rural a estabelecer adequações ao Código Florestal em relação ao Bioma Pampa", explicou José Felipe Ribeiro.
 
A capacitação vem sendo realizada há um ano e envolve, primeiramente, as unidades de pesquisa da Embrapa, que possuem a missão de atuar em centros de pesquisa ecorregionais. O levantamento das tecnologias serão usadas para licenciamento ambiental. Mas, todas as unidades de pesquisa da Empresa serão envolvidas no Projeto.
 
O MMA desenvolveu em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, de Campinas/SP, uma ferramenta virtual, o WebAmbiente, onde são depositados dados georreferenciados em escala nacional, contendo tecnologias à restauração e ao manejo de áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL), disponíveis aos produtores rurais de acordo com o bioma em que estão inseridos. O acesso será destinado aos técnicos de ATER nesta etapa inicial e sua versão preliminar deverá ser concluída no final deste ano.
 
Participaram do treinamento os pesquisadores do Núcleo de Gestão Ambiental  da Unidade, Adalberto Miura, Lilian Sosinski, Rosane Martinazzo e Santiago Cuadra e as analistas de Planejamento Ambiental, Fábia Amorim e de  Transferência de Tecnologia, Andréa Noronha, da Embrapa Clima Temperado; e os  pesquisadores Letícia Penno Dereti, da Embrapa Florestas, de Colombo/PR, Ernestino Guarino, da Embrapa Acre, Rio Branco/AC e Maurício Marini Köpp, da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé/RS.
   

Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/