17/02/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa apresenta novidades sobre reaplicação de agroquímicos após a chuva

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Daniela Klesener

Daniela Klesener - Simulador de chuvas foi utilizado para obtenção dos resultados do efeito da chuva sobre os defensivos agrícolas

Simulador de chuvas foi utilizado para obtenção dos resultados do efeito da chuva sobre os defensivos agrícolas

Se o produtor aplica um tratamento e chove é necessário refazer a aplicação ou a planta está protegida? Qual a intensidade da chuva que requer uma nova aplicação do produto? Essas e muitas outras são dúvidas de produtores e técnicos quando o assunto é proteger a planta de doenças e pragas. Para auxiliar a otimização e tornar o processo mais eficiente e eficaz, a Embrapa Uva e Vinho promove no dia 23 de fevereiro Tarde de Campo sobre a necessidade de reaplicação de produtos fitossanitários após a chuva na cultura da macieira, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, em Vacaria (RS).

O evento, com inscrições gratuitas, irá apresentar os resultados preliminares de trabalhos de investigação realizados ao longo de três anos no âmbito do projeto “Pesquisa e transferência de tecnologias para o manejo de pragas no sistema de produção integrada da macieira, morangueiro, pessegueiro e videira na região Sul do Brasil”, com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As recomendações técnicas visam orientar o setor produtivo sobre a interferência da chuva nos efeitos dos tratamentos e como minimizar as perdas de produtos e a contaminação do meio ambiente.

Abrindo a programação de palestras, o pesquisador Sílvio Meirelles irá abordar os diferentes sistemas de aplicação de produtos fitossanitários. Na sequência, os pesquisadores Régis dos Santos e Luciano Gebler falam sobre o efeito da chuva na lavagem dos produtos e na contaminação do meio ambiente, respectivamente. Encerrando o evento, os participantes poderão acompanhar a demonstração do efeito da chuva sobre os defensivos agrícolas com a utilização de um simulador de chuvas.

As inscrições devem ser feitas previamente pelo telefone (54) 3455-8086.

Serviço:

O que: Dia de Campo sobre Necessidade de reaplicação de produtos fitossanitários após a chuva
Dia: 23 de fevereiro
Local: Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria – RS
Programa:

13h30 – Recepção

13h45 – Sistemas de aplicação de produtos fitossanitários

14h45 – Efeito da chuva na lavagem dos produtos fitossanitários

15h15 – Efeito da chuva na contaminação do ambiente

15h45 – Demonstração do efeito da chuva sobre os produtos fitossanitários

17h30 - Encerramento

Informações e Inscrições: (54) 3455-8086

Viviane Zanella
Embrapa Uva e Vinho

Telefone: (54) 34558084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fitossanidadeagroquiímicoschuvasagrotóxicoreaplicação