06/03/17 |   Transferência de Tecnologia

Soluções da Embrapa na Expodireto Cotrijal 2017

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na 18ªfeira internacional Expodireto Cotrijal, que acontece até o dia 10 de março, em Não-Me-Toque (RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa, apresenta aos visitantes soluções tecnológicas para o produtor rural no estande do Mapa e na Vitrine de Tecnologias. Entre os destaques da Embrapa na Expodireto, estão mais de 30 cultivares que podem ser conferidas na Vitrine de Tecnologias que apresenta diversas opções de grãos e forragens, cereais de inverno, frutas e vegetais. 

No dia 9, o presidente Maurício Lopes integra comitiva do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que visitará a feira com embaixadores e parlamentares. Os organizadores da feira esperam atrair para esta edição um público de mais de 210 mil visitantes nos cinco dias de evento.

As soluções tecnológicas, serão apresentadas por profissionais de sete unidades da Embrapa: Trigo (Passo Fundo, RS), Pecuária Sul (Bagé, RS), Clima Temperado (Pelotas, RS), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Produtos e Mercado (escritório de Passo Fundo, RS) e Informática Agropecuária (Campinas, SP). 

Cultivares 
Reconhecendo a importância econômica da soja no País, a Embrapa destina um espaço exclusivo para apresentar tecnologias e orientações sobre a cultura. Temas como manejo e genética ganham destaque na feira. O tema qualidade de sementes vai contar com especialista orientando no estande institucional.  Na vitrine, os visitantes poderão avaliar os resultados da soja em duas épocas de semeadura (preferencial e tardia). No campo também estão as cultivares transgênicas da Embrapa.

A Embrapa Trigo, responsável pelo melhoramento genético de soja na região fria do Brasil, apresenta duas cultivares de soja: BRS 5601RR e BRS 6203RR.

A cultivar BRS 5601RR chegou às lavouras neste ano, indicada às regiões 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1, conquistando produtores devido o ciclo precoce e o alto potencial produtivo. A média na produção comercial de sementes foi de 78 sacos por hectare.

Em 2017, a Embrapa apresenta a cultivar BRS 6203RR capaz de aliar produtividade com amplitude na janela de semeadura. A época recomendada inicia em outubro e se estende até 30 de novembro, permitindo tranquilidade ao produtor no ajuste das operações de semeadura em função do tempo e da otimização do maquinário. A cultivar também atende as necessidades da Metade Sul do Rio Grande do Sul, já que está indicada para as regiões 101, 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1. 

A Embrapa Arroz e Feijão apresenta na feira seis variedades de feijão, com grãos do tipo preto, carioca e especial: BRS Esplendor, BRS Esteio, BRS Estilo, BRSFC 402, BRSMG Madrepérola e BRSMG Realce. 

Das cultivares de feijão, o destaque é a apresentação do último lançamento da Embrapa, a cultivar de feijão do grupo carioca BRSFC402. Possui ciclo normal - cerca de 90 dias, arquitetura de planta tipo semi-ereto e potencial produtivo de 4500 kg/ha. Indicado para diversos estados do País, incluindo o RS e SC. Com alta resistência à antracnose e murcha de fusário.
 
A Embrapa Clima Temperado divulga na Expodireto as novidades no cultivo da batata. Estão disponíveis informações sobre três cultivares de batata doce (BRS Amélia, BRS Cuia e BRS Rubissol) e outras três cultivares de batata branca (BRS Ana, BRS Clara e BRSIPR Bel).

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de pêssegos do Brasil. Entre as cultivares indicadas pela Embrapa Clima Temperado estão a BRS RubraMoore (produção de frutos in natura) e BRS Citrino (processamento industrial).

Forragens
A partir do trabalho de diversas unidades da Embrapa o produtor conta com um grande número de opções para o planejamento forrageiro e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). As tecnologias podem ser conferidas no estande e na vitrine da Embrapa.
A Embrapa Pecuária Sul apresenta quatro opções de forragens de verão e inverno. São a cultivar de capim sudão BRS Estribo, o cornichão URSBRS Posteiro, o trevo vesiculoso BRS Piquete e o trevo branco BRSURS Entrevero. 

As cultivares de Panicum maximum, BRS Zuri e BRS Tamani, da Embrapa Gado de Corte, são opção de forragem com alta produção de folhas de alto valor nutritivo (elevados teores de proteína bruta e digestibilidade), produtividade e vigor, sendo de fácil manejo e resistente às cigarrinhas das pastagens.

As diferentes alternativas de sorgo serão apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo, com as cultivares de sorgo silageiro BRS 658, sorgo grão BRS 332 e sorgo sacarino BRS 506. Ainda, o milheto BRS 1503 e o milho verde BRS 3046.

Aplicativos para o campo 
Com o objetivo de ajudar o produtor na tomada de decisões, serão demonstrados pela Embrapa Informática Agropecuária aplicativos eletrônicos. Um é o Agritempo móvel que permite consultar informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Outro aplicativo apresentado é a Roda da Reprodução, uma ferramenta digital que facilita a gestão do rebanho leiteiro, desenvolvida em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste. O aplicativo foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto.

Compactação do Solo
A compactação do solo tem sido uma das causas de frustração agrícola na safra de verão em função de estiagens. Além de dificultar a infiltração da água, a compactação limita o crescimento das raízes, prejudicando o desenvolvimento das plantas. Equipar a semeadora com elementos rompedores de solo de ação profunda é a alternativa apontada pela Embrapa Trigo na Expodireto.

 

Joseani Mesquita Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Telefone: +55 54 33165860

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Informática Agropecuária

Telefone: +55 19 3211-5747

Fernando Goss (MTb 1065/SC)
Pecuária Sul
Telefone: +55 53 3240-4670

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfexpodireto 2017