10/03/17 |

Expodireto: Diversidade de cultivares na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Matheus Henrique da Silva

Matheus Henrique da Silva - Mais de 30 cultivares de grãos, forragens, frutas e legumes

Mais de 30 cultivares de grãos, forragens, frutas e legumes

A Embrapa apresenta cerca de 30 cultivares na feira. Na vitrine a campo é possível verificar diversas opções em grãos e forragens. No estande, opções de cereais de inverno, frutas e vegetais.

Soja

A Embrapa Trigo, responsável pelo melhoramento genético de soja no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, apresenta duas cultivares de soja: BRS 5601RR e BRS 6203RR.

A cultivar BRS 5601RR chegou às lavouras neste ano, indicada às regiões 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1, conquistando produtores devido o ciclo precoce e o alto potencial produtivo. A média na produção comercial de sementes foi de 78 sacos por hectare.

Em 2017, a Embrapa lança a cultivar BRS 6203RR capaz de aliar produtividade com amplitude na janela de semeadura. A época recomendada inicia em outubro e se estende até 30 de novembro, permitindo tranquilidade ao produtor no ajuste das operações de semeadura em função do tempo e da otimização do maquinário. A cultivar também atende as necessidades da Metade Sul do Rio Grande do Sul, já que está indicada para as regiões 101, 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1. 

Feijão

A Embrapa Arroz e Feijão apresenta na feira seis variedades de feijão, com grãos do tipo preto, carioca e especial: BRS Esplendor, BRS Esteio, BRS Estilo, BRSFC 402, BRSMG Madrepérola e BRSMG Realce. 

O destaque será a cultivar de feijão do grupo carioca BRSFC402. Possui ciclo normal - cerca de 90 dias. Arquitetura de planta tipo semi-ereto e massa de 100 grãos de 26 g, graãos tipo comercial. Potencial produtivo: 4500 kg/ha. Indicado para os estados de AL, BA,CE, DF, ES, GO, MA, MS, MT, PB, PB, PE, PI, PR, RJ, RS, SC, SE, SP e TO. Indicado para as safras das águas, seca e inverno. Possui alta resistência à antracnose e murcha de fusário.Possui alto potencial produtivo e qualidade comercial de grãos. Grãos uniformes e com alto rendimento de peneira

Forragens

A partir do trabalho de diversas unidades da Embrapa o produtor conta com um grande número de opções para o planejamento forrageiro e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). As tecnologias podem ser conferidas no estande e na vitrine da Embrapa.

A Embrapa Pecuária Sul apresenta três cultivares de leguminosas e uma cultivar de gramínea. Lançadas recentemente, as três novas cultivares de leguminosas forrageiras (o cornichão URS BRS Posteiro, o trevo vesiculoso BRS Piquete e o trevo branco BRS URS Entrevero) são recomendadas para formação de pastagens cultivadas consorciadas e para sobressemeadura em pastagens naturais na região sul do Brasil. Já a cultivar de capim sudão BRS Estribo pode ser utilizada sob pastejo rotacionado e pastejo contínuo, sendo possível alcançar bons índices em termos de produção animal quando bem manejada.

As cultivares de Panicum maximum, BRS Zuri e BRS Tamani, da Embrapa Gado de Corte, são opção de forragem com alta produção de folhas de alto valor nutritivo (elevados teores de proteína bruta e digestibilidade), produtividade e vigor, sendo de fácil manejo e resistente às cigarrinhas das pastagens.

As diferentes alternativas de sorgo serão apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo, com as cultivares de sorgo silageiro BRS 658, sorgo granífero BRS 332 e sorgo sacarino BRS 506. Ainda, o milheto BRS 1503 e o milho verde BRS 3046.

Batata
A Embrapa Clima Temperado divulga na Expodireto as novidades no cultivo da batata. Estão disponíveis informações sobre três cultivares de batata doce (BRS Amélia, BRS Cuia e BRS Rubissol) e outras três cultivares de batata branca (BRS Ana, BRS Clara e BRSIPR Bel).

Frutas
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de pêssegos do Brasil. Entre as cultivares indicadas pela Embrapa Clima Temperado estão a BRS RubraMoore (produção de frutos in natura) e BRS Citrino (processamento industrial).

Outros
Ainda, o produtor poderá buscar informações sobre arroz (BRS 358) e cereais de inverno, como trigo (BRS Marcante, BRS Parrudo, BRS Reponte, BRS Pastoreio, BRS Tarumã), e cevada (BRS Quaranta e BRS Korbel).


 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Telefone: +55 54 3316-5860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ilpfexpodireto