10/03/17 |   Transferência de Tecnologia

Sergipe inaugura escola profissionalizante no sertão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Chefe da Embrapa destacou importância da parceria institucional

Chefe da Embrapa destacou importância da parceria institucional

Sergipe recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, uma nova escola profissionalizante, entregue pelo governador Jackson Barreto em Nossa Senhora das Dores, no Médio Sertão Sergipano. O Centro de Educação Berila Alves de Almeida recebeu investimento na ordem de R$ 12.400.000 e oportunizará a profissionalização dos jovens, qualificando mão de obra em Sergipe e promovendo melhores oportunidades de trabalho.

A unidade de ensino terá formação no eixo de agroindústria com cursos técnicos de nível médio nas áreas de alimentos e bebidas, com capacidade para atender 500 alunos por turno.  

Para construção do Centro Profissionalizante, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou ao Estado parte do campo experimental Jorge Sobral. Por conta dessa parceria entre Embrapa, Governo de Sergipe e Prefeitura de N. S. das Dores, o governador fez agradecimento ao órgão. "Aproveito para agradecer a Embrapa  pelo trabalho feito de liberação do terreno para construção da mais bela escola de Sergipe. A Embrapa aqui no nosso estado foi altamente solidária, assim como a Embrapa Nacional".

Manoel Moacir Macedo, chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE),  acredita que a disponibilização do terreno reforça e consolida a parceria com a gestão estadual, que se estenderá, também, na formação dos alunos como técnicos agrícolas e agroindustriais, e na participação de estágios e aulas práticas no próprio campo da Embrapa. "É uma honra estarmos presentes aqui hoje, fortalecendo a nossa parceria com mais este projeto. Hoje o governo constrói escolas, para que não seja preciso construir presídios. A Embrapa se sente honrada e está à disposição", assegurou.

O novo Centro de Educação Profissional tem um ginásio poliesportivo coberto com arquibancadas e dois vestiários. O espaço conta, ainda, com dois galpões para capacitação técnica dos alunos.  A unidade ocupa área total de 20.000 m², sendo 5.600 m² de área construída. São dois pavimentos com 12 salas de aula, seis laboratórios de informática, línguas, física, química, biologia e matemática e dois laboratórios especiais. A unidade de ensino também é dotada de auditório, anfiteatro, biblioteca, salas de diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de estágio, de reprografia e de professores.   

Localizado às margens da Rodovia SE 206, o Campo Experimental Jorge do Prado Sobral possui uma área de 150 hectares. No campo são desenvolvidas pesquisas sobre plantas forrageiras e fruteiras, além do desenvolvimento continuado de sistemas de produção das culturas de milho e soja e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), uma abordagem integrada e sustentável que combina numa mesma área a criação de animais e o plantio de culturas agrícolas e espécies florestais.

*Com informações da Agência Sergipe de Notícias

Saulo Coelho - Jornalista (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

escolaeducaçãosertãoensino técnico