16/03/17 |   Agroecologia e produção orgânica

Programa aborda a transição agroecológica na produção de hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O programa Conexão Ciência dessa semana, produzido pela Embrapa e veiculado pela TV NBR, explica os princípios que envolvem a transição para uma agricultura mais sustentável, com base no manejo ecológico dos recursos naturais e do desenvolvimento participativo.

Na entrevista, a pesquisadora Mariane Vidal, bióloga da Embrapa Hortaliças, ressalta a importância da manutenção da diversidade para a base do equilíbrio do ecossistema. “Quando falamos em diversidade, é importante destacar que se trata de diversidade funcional, ou seja, tudo que se utiliza dentro da propriedade deve exercer uma função em benefício do ecossistema”, fundamenta.

De acordo com ela, o produtor de hortaliças, que geralmente cultiva várias espécies, insere-se muito facilmente no processo de transição agroecológica justamente porque promove a diversidade da produção ao longo do tempo dentro da propriedade.

 

 

Além da vantagem ambiental, aumentar a diversidade de espécies na propriedade também é uma boa alternativa de renda, principalmente para agricultores familiares. Quanto maior a diversidade do sistema, maior vai ser a variedade de produtos disponíveis para comercialização e, do ponto de vista econômico, o agricultor pode ter um bom retorno financeiro ao oferecer para o mercado uma oferta maior de produtos. “Nas propriedades em transição agroecológica, existe a preocupação de incorporar conceitos ambientais e sociais nas relações econômicas estabelecidas”, destaca Mariane.

Ela também enumera as principais diferenças de um sistema em transição agroecológica para o sistema convencional que basicamente se referem às práticas agrícolas utilizadas como o uso de composto orgânico, a utilização de espécies adaptadas ou cultivares com resistências, e a aplicação de caldas fitoprotetoras ao invés de agrotóxicos.

Projetos e eventos sobre Agroecologia no Distrito Federal

A experiência do projeto “IntegraDF”, coordenado pela Embrapa e pela Emater no Distrito Federal, também é relatada no programa. O projeto prevê a socialização dos conhecimentos e a transferência de tecnologias geradas pela pesquisa, e baseia-se em uma proposta participativa para que pesquisadores, extensionistas e agricultores construam coletivamente o conhecimento agroecológico.

Por sinal, o Distrito Federal vai sediar, de 12 a 15 de setembro desse ano, uma série de eventos sobre Agroecologia: VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno.

Com o tema “Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o Bem Viver”, o evento terá apresentações técnico-científicas, mas também espaços participativos e transdisciplinares de reflexão e construção como relato de produtores, intercâmbio de experiências, feiras e atividades culturais. O objetivo é contribuir para as discussões da temática e promover avanços teóricos, práticos e políticos no campo da Agroecologia.

As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até o dia 10 de abril e informações detalhadas sobre os congressos podem ser consultadas em http://agroecologia2017.com.

Sobre o programa

O Conexão Ciência é produzido pela Embrapa, em parceria com a NBR, e vai ao ar todas as terças-feiras na TV do Governo Federal, às 19h30. O programa também pode ser assistido pelo canal da TV NBR no YouTube.

 

Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças

Telefone: (61) 3385.9110

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agroecologiatransicao-agroecologicaconexao-ciencia