16/03/17 |   Transferência de Tecnologia  ILPF

Embrapa Agrossilvipastoril abre inscrições antecipadas para dia de campo sobre sistemas integrados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernanda Lando

Fernanda Lando -

Já estão abertas as inscrições antecipadas para o 7º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária que a Embrapa Agrossilvipastoril e o Sistema Famato/Senar promoverão no dia 28 de abril em Sinop. Os interessados poderão garantir o seu lugar no evento gratuitamente preenchendo formulário eletrônico aqui.

Em sua sétima edição, este dia de campo é o maior evento de transferência de tecnologia promovido pela Embrapa em Mato Grosso. Nele, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar as novidades da pesquisa agropecuária e conhecer um pouco mais sobre tecnologias para sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e outras cadeias produtivas importantes para Mato Grosso.

Nesse ano, o evento seguirá a fórmula do ano passado, com um circuito de quatro estações de campo principais e outras quatro estações satélite. As apresentações nas estações satélite são simultâneas e opcionais. Dessa forma, os participantes podem escolher aquela em que querem acompanhar, ou, se preferirem, pode retornar a alguma das estações do circuito principal para tirar outras dúvidas e conversar com os palestrantes.

“Foi um formato que deu certo. Por meio de levantamentos que fizemos com os participantes do ano passado, tivemos uma resposta positiva. Além de ter a possibilidade das pessoas retornarem a uma estação que gostaram para ter uma informação mais detalhada, conseguimos aumentar a oferta de tecnologias. Também observamos que com quatro estações, o dia de campo fica com uma programação menos pesada.”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Fernandes Júnior.

Data

Assim como em 2016, o dia de campo, antes realizado em fevereiro, será promovido em abril. A alteração do período do evento é uma forma de fugir do período de colheita da soja e semeadura da safrinha, possibilitando a maior participação dos produtores da região. Outra vantagem da data, justifica Flávio Fernandes, é o menor risco de chuva.

Programação

No circuito principal, três estações abordarão temas ligados aos sistemas integrados de produção agropecuária. A produção animal na integração lavoura-pecuária (ILP) será o destaque de uma delas. Em outra, uma trincheira no meio da área de ILPF ajudará os palestrantes a explicarem o funcionamento da dinâmica e distribuição de nutrientes e da perda de água e solo em um sistema integrado.

A terceira estação do dia de campo apresentará diferentes consórcios que podem ser usados como opção para a produção em segunda safra em Mato Grosso.

A quarta estação terá como tema a fruticultura, com ênfase na cultura do maracujá. Cultivares recomendadas para Mato Grosso, manejo e controle de doenças serão tópicos abordados pelos palestrantes.

Após o término do circuito, com todos os participantes tendo a oportunidade de acompanhar o conteúdo das quatro estações, será a vez das atividades nas estações satélites. Serão quatro estações que abordarão a qualidade da castanha-do-brasil em Mato Grosso, cultivares e aspectos agronômicos do feijão-caupi, a criação de abelhas sem ferrão e o lançamento no estado das duas novas forrageiras da Embrapa, a BRS Ipyporã e a BRS Quênia.

Realização

O 7º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária é realizado pela parceria entre Embrapa, Senar e Sistema Famato e conta com apoio da Acrinorte, Unipasto e Rede de Fomento ILPF.

 

Gabriel Faria (mtb 15.624 MG JP)
Embrapa Agrossilvipastoril

Telefone: 66 3211-4227

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ilpfdia-de-campointegracao-lavoura-pecuariailp