28/03/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Ferramenta permite cálculo simples de custos da pecuária de corte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luiz Leal

Luiz Leal -

O cálculo do custo de produção da pecuária de corte ganhou uma nova ferramenta para facilitar o trabalho dos pecuaristas. Recém-lançado pela Embrapa, o sistema CUSTObov, permite calcular as margens que refletem o desempenho econômico da propriedade e fornece ao produtor uma série de análises que permitem o controle financeiro de seu negócio. Desenvolvido no formato de planilha eletrônica (MS Excel), uma vez que esse programa está instalado em grande parte dos computadores em uso, a ferramenta permite reprodução sem limites, podendo-se criar quantos arquivos sejam necessários para representar diferentes fazendas ou diferentes exercícios (anos) para uma mesma propriedade.

De acordo com o idealizador do CUSTObov, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Fernando Paim Costa, usualmente fala-se que a pecuária de corte tem baixo nível de gestão, e um dos indicadores disso é que um grande número de produtores não tem na ponta do lápis os gastos para produzir uma arroba de boi ou um bezerro que ele vende. “Isso acontece, primeiro, porque o produtor tem certa dificuldade de registrar todo o movimento financeiro, todas as compras que faz de insumos, pagamentos... E mesmo que ele registre tudo isso, não existe uma ferramenta na qual possa inserir esses dados e, a partir daí, conhecer os custos de produção. Por isso, o CUSTObov pode ajudar bastante por ser um aplicativo simples e estar disponível de forma fácil e gratuita no site da Embrapa”, explica.

Embora o aplicativo seja primordialmente uma ferramenta de controle, voltado a avaliar situações reais, também é possível usá-lo como auxílio nos processos de planejamento e tomada de decisões. “Ao longo do tempo trabalhando com a planilha, o produtor consegue criar parâmetros para realizar o planejamento, pois conhecendo o custo de produção é possível prever, para o ano seguinte, mais ou menos quanto será gasto”, complementa a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte na área de socioeconomia, Mariana Pereira. Ela enfatiza que quanto mais eficientemente o produtor fizer o controle financeiro dentro da propriedade e inserir as informações no CUSTObov, o resultado do custo de produção vai ser mais preciso e mais adequado para a tomada de decisões.

Para o pecuarista de Dourados (MS), Rogério Goulart, o aplicativo da Embrapa é bem simples e fácil de ser utilizado. Ele destaca que os custos de produção são a linguagem do negócio e a fazenda só funciona quando o produtor conhece todos os itens que compõem a atividade rural. “Uma coisa é engordar o animal, outra coisa é saber o lado financeiro desse animal como quanto ele custou versus por quanto ele vai ser vendido. É muito comum saber quanto é o preço de venda do boi, mas menos comum calcular o custo de produção e sem essa informação não se pode saber quanto é o lucro, então por mais simples que seja a lógica da coisa, ainda são poucos os produtores que sabem calcular os custos de produção porque não sabem por onde começar”, diz. 

Ele considera que a maneira mais simples de começar é tendo a disciplina de anotar, todos os dias, tudo que é gasto. “Quando você sabe calcular seus custos de produção, você tem muito mais segurança de fazer seu negócio crescer”, afirma. 
 

Como usar o CUSTObov

Após o interessado salvar o CUSTObov no computador, ele deverá ler o manual para entender como usar o aplicativo. Paim explica que para cada uma das quatro planilhas que devem ser preenchidas, existe uma sessão explicativa no manual. 

O aplicativo foi estruturado de forma que os usuários obtenham resultados mesmo quando não contam com dados detalhados sobre cada componente do sistema. Assim, por exemplo, no caso dos produtos veterinários, basta informar o total gasto no ano com vacinas, vermífugos e outros medicamentos, sem especificar produtos, dosagens, consumos por categoria animal e preços unitários pagos. O mesmo ocorre com os suplementos (mineral e ração), para os quais basta digitar o valor total desembolsado no ano.
 

Estrutura do aplicativo

O CUSTObov é constituído de várias planilhas. Por meio das planilhas “abertura”, “dados do rebanho”, “dados dos recursos”, “dados das despesas” e “dados das receitas” são inseridas as informações, portanto, são as únicas que permitem digitação. As demais planilhas apresentam relatórios com a consolidação dos resultados, apresentados na forma de números e gráficos. Esses últimos, além de expostos nas respectivas planilhas, estão reunidos, sintetizando os resultados, na planilha "resumo em gráficos". A planilha “coeficientes” oferece alguns dados referentes à vida útil e valor residual de instalações e equipamentos, caso o usuário tenha dificuldades em defini-los. 
 

Suporte e outras ferramentas
 

O suporte sobre o uso do aplicativo pode ser obtido através do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa.
 
A Embrapa Gado de Corte já desenvolveu e disponibilizou outras ferramentas que auxiliam na gestão das fazendas de gado de corte. A publicação “Fichas para Controle Zootécnico de Bovinos de Corte” pode ser baixada na página da Embrapa.

Os pesquisadores também desenvolveram os aplicativos Gerenpec e Controlpec, voltados para o planejamento e o controle financeiro da atividade pecuária. Os dois produtos estão disponíveis para download, também de graça, na página institucional da Embrapa Gado de Corte

Outro produto desenvolvido pela Unidade é o Embrapec, que permite simular uma fazenda que inclui pecuária e outras atividades produtivas.

Kadijah Suleiman (MTb 22.729/RJ)
Embrapa Gado de Corte

Telefone: (67) 3368-2203

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

pecuariafinanceiro