30/03/17 |   Transferência de Tecnologia

Tecnologias da informação aplicadas à agropecuária são expostas na 16ª Tecnoshow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lilian Alves

Lilian Alves - Empresa vai demonstrar tecnologias da informação que apoiam as atividades agropecuárias

Empresa vai demonstrar tecnologias da informação que apoiam as atividades agropecuárias

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas , SP) participa da 16ª Tecnoshow Comigo, onde apresenta tecnologias da informação que apoiam as atividades agropecuárias. A feira ocorre de 3 a 7 abril, em Rio Verde (GO), com o objetivo de expor inovações desenvolvidas para o setor e incentivar as oportunidades de negócios e a troca de conhecimentos.

Durante o evento, a pesquisadora da área de transferência de tecnologia da Unidade Junia Rodrigues de Alencar vai demonstrar ao público diversas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Entre elas estão os aplicativos Agritempo e Roda da Reprodução, além dos sistemas Ageitec, Infoteca-e, SATVeg e Sisla.

Para auxiliar o produtor com orientações meteorológicas e agrometeorológicas, o aplicativo Agritempo abrange informações dos municípios e estados brasileiros. Podem ser também consultados mapas de monitoramento, índices de seca e de chuva, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas e previsão do tempo.

O aplicativo Roda da Reprodução facilita a gestão do rebanho leiteiro, desde a cobertura ou inseminação até o parto. A tecnologia permite controlar o ciclo dos estágios produtivo e reprodutivo. Ainda oferece outros benefícios como a busca de animais específicos e o compartilhamento de dados por e-mail ou mensagens instantâneas.

A Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec) contém informações técnicas sobre cultivo de produtos agrícolas, criações e temas relativos à área e territórios. E o serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) é um site que reúne publicações como livros, cartilhas e programas de rádio e televisão sobre tecnologias desenvolvidas pela Embrapa.

O Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) permite observar o comportamento da vegetação na superfície terrestre, ao longo do tempo, com base em imagens de satélites. Já o Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla) busca tornar os processos e os pedidos de licenciamento ambiental mais ágeis e seguros.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Embrapa Informática Agropecuária

Telefone: (19) 3211-5747

Colaboração: Victória Bolfe
Embrapa Informática Agropecuária

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/