03/04/17 |   ILPF

Painel sobre ILPF debate sustentabilidade da agricultura na Expo Londrina 2017

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Breno Lobato

Breno Lobato - Bovinos em sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO)

Bovinos em sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO)

O painel Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF): caminhos da sustentabilidade para agricultura do Paraná, promovido pela Embrapa Soja, será um dos pontos altos da programação da Expo Londrina 2017, no dia 5, das 9h às 12h, no Recinto Garcia Molina, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR). O objetivo do evento é destacar os benefícios e os desafios da ILPF, estratégia de produção agropecuária que integra diferentes atividades agrícolas para aumentar a produtividade do agronegócio de maneira sustentável.
De acordo com o pesquisador Alvadi Balbinot, o painel irá debater o sistema ILPF como estratégia de desenvolvimento regional e também apresentar os principais modelos de ILP utilizados nas regiões tropicais e subtropicais do Paraná.

A Embrapa Soja mantém, desde 2010, uma unidade de referência tecnológica para gerar conhecimento sobre o sistema de ILPF, instalada em 22 hectares, na fazenda experimental, em Maravilha, distrito de Londrina. O experimento congrega grãos (soja, milho, trigo), eucalipto e gado para pecuária de corte. Nos três primeiros anos, foram cultivados grãos, entre linhas de eucalipto. A partir de 2013, os grãos foram substituídos por gramíneas para serem utilizados para a pecuária de corte. “Em 2 anos teremos os dados conclusivos desse experimento, mas já temos resultados preliminares sobre o crescimento das árvores em termos de altura e de diâmetro, produtividade de grãos e benefícios ambientais e econômicos para as propriedades”, explica o pesquisador Júlio Franchini. “O que já podemos afirmar é que o sistema apresenta ganhos ao manejo do solo com manutenção de renda aos produtores”, explica. 


ILPF no Brasil - O sistema é adotado em todo o Brasil, com maior representatividade nas regiões Centro-Oeste e Sul. Hoje, aproximadamente 11,5 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da estratégia ILPF. No âmbito dos produtores rurais que adotam algum tipo de integração, a ILP é modalidade adotada por 83% do pecuaristas e 99% dos produtores de grãos. A Embrapa compõe uma rede de fomento para realizar pesquisas sobre ILPF da qual participam Dow Agrosciende, Cocamar, John Deere e Parker.

Serviço:

Evento: painel Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF): caminhos da sustentabilidade para agricultura do Paraná, 
Data: 05 de abril de 2017
Horário: 9h às 12h
Local: no Recinto Garcia Molina, no Parque de Exposições Ney Braga, durante a Expo Londrina 2017.

Lebna Landgraf (MTb 2903)
Embrapa Soja

Telefone: (43) 3371-6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/