05/04/17 |   Agroecologia e produção orgânica

Praça Fausto Cardoso sediará espaços agroecológico e cultural nesta sexta (7/4)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Exposições de artesanato e de alimentos produzidos em todas os territórios do estado, além de trocas de experiências sobre produção agroecológica e atividades culturais estarão ocorrendo paralelamente nesta sexta-feira (7/4) na praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju. As atividades fazem parte da I Feira Agroecológica e Cultural de Sergipe, das 8h às 18h.

O evento é promovido pela Rede Sergipana de Agroecologia (Resea) e conta com o apoio do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) e de diversas instituições e movimentos sociais.  A Feira terá vários espaços, entre eles rodas de conversa, com o intuito de ampliar o espaço de discussão sobre temáticas relacionadas ao campo e à cidade como alimentação saudável, reforma urbana, democracia e instalações artísticas pedagógicas. Os pesquisadores da Embrapa Edson Diogo, Edmar Siqueira e as analistas Fernanda Amorim e Tereza Cristina de Oliveira participam da ação.

A Feira contará com pelo menos 80 pessoas, entre produtores, técnicos e pesquisadores que participam da III Caravana Agroecológica e Cultural de Sergipe.  

Territórios: A III Caravana Agroecológica e Cultural de Sergipe ocorre em 5 e 6 de abril. Nesses dois dias, a Caravana percorrerá, em duas rotas distintas, municípios dos territórios do Baixo São Francisco, Alto Sertão, Sul Sergipano e Sertão Ocidental. Divididos em dois grupos, cada um conhecerá quatro experiências agroecológicas que estão sendo desenvolvidas por produtores e em escolas e centros de formação técnica.

De acordo com Fernanda Amorim, o objetivo da Caravana é divulgar essas experiências referência entre os participantes e promover o intercâmbio e a reflexão sobre as realidades, os desafios e as potencialidades de cada local visitado. “Assim é possível a construção do conhecimento agroecológico com base no saber camponês”, afirma. A Caravana é realizada em vários estados brasileiros e seguem a metodologia da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Serviço:

Evento: I Feira Agroecológica e Cultural de Sergipe

Local: Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju

Data: Sexta-feira (7/4)

Horário 8h às 18h

Programação:

8h – Abertura

9h - Instalação Artístico Pedagógica

10h30 Rodas de Conversas (Saúde e Democracia; Alimentação Saudável e Agroecologia; Gênero e Agroecologia)

12:00     - Almoço

13h30 Rodas de Conversa (Juventude; Reforma Urbana; Direitos Conquistados e Democracia)

16h – Encerramento; Instalações Artístico Pedagógica; Apresentações Culturais e Retorno

Atividades Paralelas:  Radio Feira;  Exposição/venda de produtos; Estandes das organizações; Artesanatos; Alimentos; Troca de Sementes (análise de sementes);  Intervenções Culturais;  Tenda de Saúde Popular “Paulo Freire”

Gislene Alencar (MTB/ MG 05653JP)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Telefone: 79 40091381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agroecologiacaravana