10/04/17 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa Solos entra para a Rede de Educação em Segurança Química

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Adriana Camargo

Adriana Camargo - Os palestrantes Newton Richa (UFRJ) e José Marcus de Godoy (PUC)

Os palestrantes Newton Richa (UFRJ) e José Marcus de Godoy (PUC)

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) faz parte da Rede de Educação em Segurança Química. A entrada do centro de pesquisa no grupo aconteceu no dia 07 de abril, quando a pesquisadora Adriana Camargo representou a Embrapa Solos no Seminário de Educação em Segurança Química, que aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

O Seminário teve por objetivos apresentar o Panorama Internacional da Segurança Química, alertando para a meta de gestão química em todos os países envolvidos, até 2020; propor ações a serem desenvolvidas pelas instituições participantes, com base na meta 2020; estabelecer sinergias entre as instituições participantes com vistas à racionalização dos recursos e ao fortalecimento das ações preventivas e corretivas na área de Segurança Química; e, sobretudo, ampliar a Rede Brasileira de Educação em Segurança Química, constituída por profissionais e instituições comprometidos com o tema.

No Brasil, as ações governamentais, da indústria e de outros segmentos da sociedade são desenvolvidas e articuladas pela Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ), cujo representante é o Newton Miguel de Moraes Richa (foto), da UFRJ que, em 2013, aprovou um Termo de Referência de Educação em Segurança Química, de abrangência nacional, onde se insere o Seminário do dia 07.

O que é

Segurança Química é um conceito global referente à proteção das pessoas e do meio ambiente, em todo o ciclo de vida dos produtos químicos que, atualmente, abrange: concepção, projeto, desenvolvimento, produção, transporte, armazenamento, utilização e descarte de resíduos.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

segurança química