05/05/17 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Gestão ambiental e territorial

Avaliação do desempenho ambiental de produtos é tema de curso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cláudio Norões

Cláudio Norões - Pesquisadora Cléa Figueiredo ministra capacitação

Pesquisadora Cléa Figueiredo ministra capacitação

A Embrapa Agroindústria Tropical promoveu, na última semana, o Curso de avaliação e ciclo de vida de produtos e processos agroindustriais, que foi ministrado pela pesquisadora Cléa Figueiredo. O curso mostrou a ferramenta que permite avaliar o desempenho ambiental de produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida. Participaram aproximadamente 20 pessoas, entre estudantes de graduação e de pós graduação.
Segundo a pesquisadora, essa avaliação possibilita a identificação dos pontos críticos da cadeia para a melhoria na redução de impacto.  “A metodologia do ACV é bastante utilizada nas certificações de produto e no processo tecnológico e de desenvolvimento desse produtos”.
Na quinta, 27, o curso recebeu a palestrante, Amanda Ferreira, 28, mestre em Recursos Naturais e ex-bolsista da unidade. Ela falou sobre “Pegadas de carbono e hídrica de sistemas conservacionistas de cultivo de manga”. “É um estudo de caso justamente para fazer a avaliação ambiental de um produto agrícola com o objetivo de reduzir os impactos ambientais de agricultura”, disse.
No curso da estagiária do Laboratório de Tecnologia da Biomassa, Jade Muller, 24, existem algumas disciplinas que abordam avaliação ambiental, mas pouca coisa sobre ciclo de vida é proposto. “A minha monografia é nessa área e todo o conhecimento que obtive com o curso será válido para a minha vida”.

 

Verônica Freire (MTB 01225/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Telefone: (85) 3391.7116

Lorena Mesquita (estagiária de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

avaliação de ciclo de vida