08/12/14 |   Gestão ambiental e territorial

Dia de campo mostra técnicas de recomposição de áreas degradadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gabriel Faria

Gabriel Faria - Evento contará com visita à experimento de recomposição de reserva legal

Evento contará com visita à experimento de recomposição de reserva legal

As técnicas e processos disponíveis para a recomposição de áreas degradadas e muitas das experiências nesta área realizadas em Mato Grosso serão apresentadas na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, em um ciclo de palestras e dia de campo sobre o tema. O evento será na Embrapa Agrossilvipastoril, a partir das 8h, e contará com atividades em auditório e visita ao campo.

Durante a manhã, a programação terá palestras sobre legislação ligada à recomposição de áreas degradadas e à produção de sementes e mudas de espécies nativas, sobre o princípio da restauração e ainda sobre o processo de produção de mudas, desde a coleta de sementes até o plantio em campo.

No período da tarde serão realizados dois painéis. O primeiro contará com diferentes instituições governamentais e não governamentais que atuam em Mato Grosso e em Rondônia com o tema. Cada uma delas irá relatar as experiências institucionais com a restauração.

O segundo painel abordará a organização da cadeia produtiva de sementes nativas em Mato Grosso. Nesse caso também serão dados exemplos de ações já em andamento no estado.

No fim da tarde haverá uma visita a campo, em que os participantes se dividirão em dois grupos. Enquanto um conhecerá um experimento de recomposição de reserva legal no campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, o outro visitará uma área de sistema agroflorestal do (SAF) e uma Área de Coleta de Sementes demarcada em uma mata na própria Embrapa.

Inscrições

O evento é destinado a profissionais ligados ao tema da recomposição de áreas degradas e à cadeia produtiva de sementes e mudas de espécies nativas. Também são públicos do ciclo de palestras estudantes de pós-graduação e de graduação que estejam no fim de cursos como engenharia florestal e engenharia agrícola e ambiental.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na recepção do evento, a partir das 8h.

O Ciclo de Palestras e dia de campo sobre recomposição de áreas degradadas é promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado, por meio do projeto Semeando o Bioma Cerrado.  A ação tem o patrocínio da Petrobrás.

 

Gabriel Faria (mtb 15.624/MG JP)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Telefone: (66) 3211-4227

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/