02/06/17 |   Biodiversidade  Comunicação

Embrapa com atividades para diversos públicos na Semana do Meio Ambiente no PA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vinicius Braga

Vinicius Braga - Sustentabilidade em foco na semana do meio ambiente da Embrapa

Sustentabilidade em foco na semana do meio ambiente da Embrapa

A Embrapa recebe escolas e também leva um pouco do trabalho da instituição para espaços públicos de Belém e Castanhal. A programação começa nesta sexta-feira, 2, e segue até o dia 13 de junho.

Na semana em que o mundo volta seu olhar ao meio ambiente, a Embrapa Amazônia Oriental realiza e também participa de uma vasta programação para a valorização da ciência e da sustentabilidade ambiental. Por meio do programa Embrapa&Escola, a instituição recebe dezenas de estudantes de várias escolas de Belém para o despertar do saber e curiosidade científica. Integrada à cidade e aberta à população, palestras, oficinas de biojóias, compostagem caseira e horta para pequenos espaços também movimentam a semana. E para contribuir com o aumento de áreas verdes na capital, centenas de mudas serão distribuídas entre elas, uma espécie rara, o pau-rosa, que de tão apreciada para a fabricação de perfumes, está entre as espécies mais ameaçadas da extinção na Amazônia.

Embrapa na XIV Semana do Meio Ambiente (2 a 6 de junho)

Realizada pela Prefeitura de Belém, a XIV Semana do Meio Ambiente ocorrerá em vários espaços da capital e tem a abertura oficial nesta sexta-feira (2), no Jardim Zoobotânico Rodrigues Alves. Na ocasião, a Embrapa, por meio da pesquisadora Noemi Vianna e de Jorge Almeida, ambos do Laboratório de Sementes Florestais, será agraciada com o diploma “Amigos do Verde”, comenda que reconhece o trabalho de quem contribui com qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável da capital.

No dia 3, ainda no bosque Rodrigues Alves, a instituição doará à população 200 mudas de espécies amazônicas, entre elas, uma especial, o pau-rosa, que integrará o acervo florestal do espaço e ficará disponível à visita da população. A programação segue no dia 4, com a realização de oficinas de biojóias e de composteira caseira. Já na segunda-feira, a oficina de compostagem ocorre no Horto Municipal, em Batista Campos.

A Embrapa participa também do encerramento do evento, no dia 6, em mesa-redonda com o tema Sustentabilidade, Educação e Compromisso Sócioambiental, no auditório do Fiepa.

Saiba mais: http://www.agenciabelem.com.br/Pauta/25439/semma-realiza-a-xiv-semana-do-meio-ambiente

 

XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, Mangal das Garças e Museu Goeldi (3 a 9 de junho)

Pelo segundo ano consecutivo a Embrapa é parceria da feira na doação de espécies frutíferas e florestais da Amazônia. Serão doadas mil mudas nas manhãs dos dias 3 e 4 de junho. A ação encerra as atividades da Embrapa nos 400 anos de Belém, iniciadas em 2016. Em parceria com o projeto Plantar, do Governo do Estado, a instituição contribuiu para arborização de escolas da rede estadual em Belém e distritos.

No dia 7, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Embrapa realiza plantio de palmeiras na ilha do Tuiuiu, no Mangal das Garças.

A programação com o MPEG segue com a participação da pesquisadora Noemi Vianna Leão em mesa-redonda com o tema: Arborizar e ajardinar os canais de Belém: proposições, ações e desafios, no dia 8, no auditório do Paulo Cavalcante, no campus de pesquisa do museu, na avenida Perimetral. E no dia 9, com o engenheiro agrônomo Silvio Levy, ministra oficina de compostagem. Os eventos são abertas à comunidade em geral.

Embrapa & Escola e formação de estudantes (7 a 13/06)

O programa Embrapa&Escola de popularização da pesquisa e o despertar da curiosidade científica em crianças e adolescentes reforça suas atividades nessa semana recebendo escolas da rede pública e particular de ensino. Estudantes de nível técnico e de graduação também participarão de atividades de formação.

Pelo Embrapa&Escola, o centro de pesquisa recebe em sua sede, em Belém, turmas das escolas Nair Zahluth e Rui da Silveira Brito no dia 7. Já no 9 a Embrapa abre as portas para as escolas Florestan Fernandes e Rui da Silveira Brito; e no dia 13, será a vez das crianças do Colégio Marista.

Alunos de nível técnico e de graduação vinculados a projetos da Embrapa participam do Curso de Introdução ao Estudo da Anatomia de Madeira no dia e de Curso de Técnicas de Coletas Botânicas de 8 a 9 de junho.

Semana do Meio Ambiente de Castanhal (5 a 9/06)

A Embrapa é uma das parceiras da Semana do Meio Ambiente realizada pela Prefeitura de Castanhal no período de 5 a 9 de junho em diversos espaços da cidade.

A abertura será na manhã do dia 5, na sede do Sindicato Rural, no Parque de Exposições e contará com a palestra de João Paulo Castanheira Both, que falará sobre Produção Agropecuária Sustentável.

No dia 9, na cerimônia de encerramento, na sede do IFPA Castanhal, a pesquisadora Noemi Vianna ministra palestra que vai abordar o projeto Arborize Castanhal, que será realizado pela prefeitura em parceria com a Embrapa.

Numa/UFPA

A programação alusiva à semana do meio ambiente no Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (Numa) também contará com a presença da Embrapa. A pesquisadora Tatiana Sá participa como palestrante no dia 5, na sede do Numa, com o tema Agroecologia e Tecnologias Sociais.

Saiba mais: https://drive.google.com/file/d/0B0S9VWC2EpECem5GZUNnUk9MQlU/view

Prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará

No dia 5, o pesquisador Alessandro Carioca de Araújo será um dos agraciados com o prêmio "Qualidade de Vida Ambiental no Pará", na Assembleia Legislativa do Pará. A comenda é destinada às pessoas, empresas ou entidades que se destacam na promoção de ações em defesa do meio ambiente e a consequente qualidade de vida no Pará.

Junho Verde – Governo do Amapá

No dia 8, às 14h20, a pesquisadora Márcia Maués ministra palestra “ O serviço dos polinizadores, valoração e estratégias de conservação”. O evento será realizado no Museu Sacaca (Macapá/AP) e integra a programação do IX Seminário Pesquisas e Conservação em Ambientes Protegidos, uma das ações do Junho Verde.  

Saiba mais: Junho Verde

Oficina no Tribunal de Justiça do Estado (9/06)

A convite do TJE, a Embrapa realiza oficina no dia 9, sobre técnicas alternativas de produção em pequenos espaços. O evento ocorre na sede da instituição, destinado aos empregados do tribunal.

 

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Telefone: (91) 3204-1099

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/