02/06/17 |   Gestão Estratégica

Primeira reunião do Pronasolos acontece no Rio de Janeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carlos Dias

Carlos Dias - A Embrapa Solos vai receber o encontro

A Embrapa Solos vai receber o encontro

A equipe que compõe o Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) fará sua primeira reunião entre os dias 06 e 08 de junho na Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ).

O Pronasolos vai mapear o território brasileiro e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, entre muitas outras aplicações. Orçado em até R$ 3 bilhões de reais, o Pronasolos deve gerar ganhos de R$40 bilhões ao País dentro de uma década, de acordo com especialistas.

“O Pronasolos é um projeto especial da Embrapa que vai definir o futuro dos levantamentos de solo no Brasil”, afirma José Carlos Polidoro, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Solos. “Pretendemos que ele se torne um programa de Estado”.

O Programa envolverá diversos ministérios e órgãos federais em torno de um objetivo: fazer o mapeamento do solo de norte a sul do Brasil no período entre 10 e 30 anos, em escalas que tornem viáveis a correta tomada de decisão e estabelecimento de políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal – 1:25 mil, 1:50 mil, 1:100 mil, respectivamente. Isso significa que cada um centímetro do mapa corresponde a um quilômetro de área (na escala de 1:100 mil). A definição das escalas dependerá das prioridades governamentais. O maior detalhamento (de 1:25 mil) é desejável, por exemplo, para o planejamento de propriedades e na agricultura de precisão, o que vai influenciar diretamente na concessão de crédito rural.

A primeira reunião do Programa pretende estabelecer as estratégias de ação e integração da equipe envolvida em sua execução. O encontro também vai divulgar e esclarecer dúvidas sobre o projeto, bem como estimular a participação de outros interessados em colaborar.

Estarão presentes profissionais de centros de pesquisa da Embrapa (Amazônia Oriental, Cocais, Florestas, Informática Agropecuária, Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite e Rondônia), Agência Espacial Brasileira, CPRM, IBGE e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pronasolos