19/12/14 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Unidade recebe recursos para difundir abacaxi BRS Imperial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cristiano Santana

Cristiano Santana - Fruto do abacaxi BRS Imperial

Fruto do abacaxi BRS Imperial

Uma emenda parlamentar do deputado federal baiano Josias Gomes vai permitir que milhares de mudas do abacaxi BRS Imperial, desenvolvido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sejam levadas para cinco municípios do sul da Bahia.
Publicada no segundo semestre de 2014, a emenda tem o objetivo de difundir essa variedade cuja principal característica é a resistência à fusariose, principal doença da cultura no Brasil. Os frutos da BRS Imperial podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e para a agroindústria. O plantio de cultivares resistentes dispensa a utilização de fungicidas, o que possibilita a redução nos custos de produção, e contribui para a redução da poluição ambiental e o aumento da segurança alimentar.
No último dia 4, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu em seu gabinete os pesquisadores Joselito Motta, Aristoteles Matos e Davi Junghans. Ele degustou o fruto e recebeu informações sobre ações presentes e futuras da difusão.
A ação conta com a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e das secretarias de agriculturas das cidades contempladas – Ilhéus, Itabuna, Uma, Buerarema e Canavieiras. "Para a difusão, foram selecionadas dez unidades demonstrativas distribuídas pelos municípios, que vão receber 60 mil mudas da variedade para serem doadas aos produtores e suas associações", explica Joselito Motta.
Serão três unidades em Ilhéus e Itabuna, duas em Una, uma em Buerarema e outra em Canavieiras. Além do sul da Bahia, o Recôncavo receberá outras duas Unidades (Cruz das Almas e Sapeaçu). A previsão para o início do funcionamento das unidades é janeiro de 2015.

Léa Cunha / Estagiária: Gabriela Nascimento (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaabacaxifruticultura

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Produto: Cultivar convencional