13/06/17 |   Gestão ambiental e territorial

Estudo da Embrapa Gestão Territorial mapeia áreas urbanas no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acaba de ser publicado o Comunicado Técnico pela equipe da Embrapa Gestão Territorial, Unidade da Embrapa baseada em Campinas-SP, com o título “Identificação, mapeamento e quantificação das áreas urbanas do Brasil”. O objetivo do estudo foi quantificar e mapear todas as áreas atualmente ocupadas por cidades no território nacional e disponibilizar essa informação para uso de agentes públicos e privados que atuem nessa temática. 

A relevância de localizar e delimitar as áreas urbanas do Brasil reside nas diversas possibilidades de utilização dessa informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas/privadas no país, na medida em que mais do que 80% da população brasileira atualmente concentra-se nessas áreas.
 
A metodologia utilizada para o mapeamento está descrita na publicação que, entre os principais resultados, apontou que 54 mil km2 do território brasileiro é ocupado por áreas urbanas, o que corresponde apenas a 0,64% da superfície total do País. Isso revela o expressivo adensamento populacional em tornos de grandes núcleos urbanos, sobretudo no caso das regiões metropolitanas do Brasil, pautado em grande parte pela verticalização das cidades, isto é, pela construção de grandes prédios visando abrigar as atividades residenciais e comerciais nos espaços urbanos. Esse adensamento traz importantes desafios à administração pública, no planejamento da infraestrutura das cidades e na oferta dos serviços públicos destinados à sociedade. 

Entre as maiores cidades do país, apontadas pelo trabalho, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Goiânia, Curitiba, Campinas e Campo Grande. A delimitação e a quantificação das áreas urbanas de todos os municípios brasileiros está disponível em arquivo vetorial no site da Embrapa Gestão Territorial no endereço: www.sgte.embrapa.br/produtos/dados/COT04_Areas_Urbanas_Brasil.zip

Esse dado geográfico pode ser integrado a outras bases de dados por meio de Sistemas de Informação Geográfica e subsidiar diferentes tipos de análise espacial. 

O download da íntegra da publicação pode ser realizado no seguinte 
endereço: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1069928/identificacao-mapeamento-e-quantificacao-das-areas-urbanas-do-brasil
 

Embrapa Gestão Territorial

Telefone: (19) 3211-6200 R. 6440

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

áreas urbanasterritório brasileiro