19/06/17 |   Gestão ambiental e territorial

III Workshop Latino Americano sobre Biobeds

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 12 a 14 de setembro de 2017 a Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, sedia o III Workshop Latino Americano sobre Biobeds. 

O Biobed é um sistema de biopurificação para minimizar a contaminação dos solos por agrotóxicos. O sistema reproduz o modelo de atenuação, que acontece livremente na natureza, porém em uma situação criada para favorecer e acelerar o processo. Entre os pontos positivos da tecnologia, destacam-se o baixo custo, alta eficiência, segurança ambiental e adaptação às pequenas e grandes propriedades rurais. 

O Sistema Biobed Brasil foi desenvolvido pelo pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, a partir do modelo Biobed utilizado na Suécia desde 1993. Durante cinco anos ele conduziu pesquisas visando a sua adaptação para as condições de clima temperado do Sul do Brasil. Segundo Gebler, "o Biobed cria um ambiente que propicia a aceleração da atuação de fungos lignolíticos, também conhecidos como fungos filamentosos brancos, que são os agentes microbiológicos degradadores de resíduos de agrotóxicos". O Sistema Biobed permite uma aeração melhor do que aquela existente naturalmente no solo, favorecendo processos aeróbicos para degradação de agrotóxicos. 

O evento acontece de 12 a 14 de setembro no auditório do Centro Técnico da Unidade de pesquisa, Rua Livramento 515. Inscrições e mais informações na página do evento (em inglês) http://www.embrapa.br/uva-e-vinho/eventos/biobed .

 

 

Maria Francisca Canovas de Moura (7168 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Telefone: 54-3455-8137

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Eventos Ver mais

Tue Sep 12 00:00:00 BRT 2017 a Thu Sep 14 00:00:00 BRT 2017

III Workshop Latino Americano sobre Biobed

Local: Bento Gonçalves/Rio Grande do Sul