26/06/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta projetos à Câmara de Fruticultura do Piauí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Patrícia Rocha

Patrícia Rocha - O governador Wellington Dias destacou o trabalho da Embrapa na pesquisa e na articulação de parcerias.

O governador Wellington Dias destacou o trabalho da Embrapa na pesquisa e na articulação de parcerias.

A realização de um congresso nacional de fruticultura e uma proposta de projeto de transferência de tecnologias foram os destaques da Embrapa Meio-Norte apresentados nesta segunda-feira 26, pela manhã, numa reunião da Câmara Setorial de Fruticultura do Piauí com o governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak.

O pesquisador Eugênio Emérito Araújo foi quem apresentou a demanda do congresso, para 2019. Ele destacou que o setor precisa do apoio do governo do Estado para realizar o evento, em Teresina,  e fortalecer a caravana do Piauí que participará de um congresso de fruticultura em Porto Seguro, na Bahia, em setembro deste ano.

Já a proposta de projeto de transferência de tecnologias também na área de fruticultura irrigada, foi apresentada pelo pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa. A proposta prevê a sistematização, adaptação e a inovação tecnológica, a ser desenvolvida no perímetro irrigado do município de Guadalupe, no Sudoeste do Estado, em cinco anos.  O orçamento é de R$ 2 milhões.

O chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, fez um histórico dos resultados de pesquisas com fruteiras tropicais e disponibilizou o corpo técnico da instituição para novas parcerias. Ele prometeu mais um esforço concentrado da Embrapa na articulação interna e externa “para fortalecermos as ações das próximas parcerias”.

O potencial da fruticultura no Piauí foi o destaque do pronunciamento do governador Wellington Dias: “Destaco fruteiras tropicais como o caju, umbu e cajá, para citar exemplos, têm um imenso potencial. As possibilidades de irrigação ampliam os resultados econômicos de impacto. É uma garantia para todas partes, incluindo os investidores”. Dias destacou também o potencial tecnológico e de articulação da Embrapa.

Na outra ponta, o presidente da Câmara de Fruticultura, Tiago Patrício, apresentou as recentes ações do setor e mostrou a necessidade de políticas voltadas aos polos de desenvolvimento dos municípios de Parnaíba, Guadalupe, São João do Piauí e Conceição do Canindé. Segundo ele, “é preciso melhorar a infraestrutura de estradas e energia elétrica nos polos produtores”.

Além da equipe de pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, participaram da reunião representantes de órgãos  como Adapi, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Codevasf, Ministério da Agricultura, Sebrae, DNOCS, Eletrobrás, Banco do Brasil e Universidade Federal do Piauí.

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI, com informações de Patrícia Rocha)
Embrapa Meio-Norte

Telefone: (86) 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

projetofruticulturatransferência de tecnologiascongresso