06/07/17 |   Comunicação

Produção de vinhos no Vale do São Francisco é destaque na revista XXI

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução

Reprodução -


Desafiando as características naturais do Semiárido brasileiro, como as altas temperaturas e a escassez de chuva, o Vale do Submédio São Francisco tem se destacado na produção mundial de vinhos tropicais. Para isso, conta como principais recursos a disponibilidade de água aliada ao uso de tecnologias. E assim, é possível colher uvas e elaborar vinhos tranquilos (sem borbulhas) e espumantes (com borbulhas), brancos, tintos e rosés, durante os 365 dias do ano.

Esse é o tema da reportagem de capa da nova edição da revista XXI Ciência para a vida, que já está online e pode ser acessada aqui. A matéria é resultado de uma parceria entre os dois centros de pesquisa da Embrapa que trabalham com o tema – Semiárido e Uva e Vinho –, com autoria das jornalistas Fernanda Birolo e Viviane Zanella.

A arte da capa e que ilustra a reportagem é assinada pela designer Luciana Fernandes que, usando giz pastel oleoso, apostou no contraste entre cores – o vinho da bebida, o amarelo do sol e o verde do mandacaru, planta nativa do Bioma Caatinga.

Além dos pesquisadores da Embrapa e de outras instituições que atuam no tema, também participaram da matéria jovens produtores e enólogos entusiasmados com os desafios dos vinhos tropicais ao redor do mundo, com experiências de países como Tailândia e Indonésia.

A revista XXI Ciência para Vida, editada pela Secretaria de Comunicação da Embrapa, foi lançada em 2012 e tem o objetivo de fornecer informações sobre os avanços da pesquisa agropecuária brasileira e seus impactos científicos, econômicos, sociais e ambientais. Sua periodicidade é quadrimestral e é publicada nos formatos impresso e digital.

No ambiente da revista no portal da Embrapa, é possível ler a publicação integralmente, em formato PDF (acesse aqui), ou acessar a matéria separadamente, através dos links abaixo.
 

Vinhos Tropicais: um desafio à tradição

Produção nacional

Maria Eduarda Abreu
Embrapa Semiárido

Fernanda Birolo ((MTb 81/AC))
Embrapa Semiárido

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

destaquerevista xxivinhos