12/07/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Automação e Agricultura de Precisão

Embrapa recebe prefeitos da AzonaSul de Portas Abertas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Novo aplicativo Agromet, com maior funcionalidade, via celular, tem expectativas de um maior número de acesso de usuários. Atualmente os dados meteorológicos na Web tem 245 mil visitas, no último ano. Tecnologia será lançada na presença de todos os prefeitos da AzonaSul.

Novo aplicativo Agromet, com maior funcionalidade, via celular, tem expectativas de um maior número de acesso de usuários. Atualmente os dados meteorológicos na Web tem 245 mil visitas, no último ano. Tecnologia será lançada na presença de todos os prefeitos da AzonaSul.

Evento irá consolidar uma agenda de trabalho com Prefeituras da região Sul e vai apresentar uma Exposição de Tecnologias Embrapa e lançar o aplicativo para celulares Agromet, que presta informações sobre o tempo minuto a minuto.

 

    A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) recebe na próxima sexta-feira, 14 de julho, uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul), para realização da ação do Programa Portas Abertas e reunião ordinária da Associação, nas dependências da sua Sede, à BR 392, km 78. Na ocasião será realizada uma Exposição de Tecnologias Embrapa e lançada uma nova tecnologia desenvolvida pela Unidade de pesquisas: o aplicativo Agromet, que disponibilizará dados meteorológicos de Pelotas, atualizados minuto a minuto. O momento também fará alusão a passagem dos 24 anos de fundação da Embrapa localmente, ocorrido em 1º de julho.


    O Programa Portas Abertas é uma iniciativa inovadora da Unidade de pesquisas que visa aproximar a instituição da sociedade e suas representações, de forma a captar e alinhar demandas e oportunidades para qualificação da sua agenda de prioridades. "Nossa proposição é ampliar as parcerias com as prefeituras da região Sul do Estado, e como houve a renovação do quadro de gestores municipais ocorrida na última eleição, será uma oportunidade de articular, priorizar e construir projetos e/ou programas de desenvolvimento regional e territorial, em acordo às expectativas da sociedade", explicou o chefe-geral, Clenio Pillon. Dentro da programação está prevista a apresentação da agenda de atuação do Centro de Pesquisa a todos os novos prefeitos. 


    O programa começas às 9h30 e tem término marcado às 12h30. A pauta do dia está dividida com a Exposição de Tecnologias Embrapa, com degustação de produtos; lançamento do aplicativo Agromet; apresentação da agenda de atuação da Embrapa Clima Temperado e, ao final, discussão sobre programas de projetos de interesse regional. 


Exposição de Tecnologias Embrapa
    
    A comitiva de prefeitos irá conhecer algumas tecnologias que serão apresentadas em nichos como as tecnologias para terras baixas (arroz irrigado, soja, sistema de produção de leite e a coleção de forrageiras e pastagens); tecnologias para produção de base ecológica (alimentos orgânicos: hortaliças e frutas, sementes crioulas: feijão e milho, produção de mel); e tecnologias para culturas de clima temperado (fruticultura: citros e polpas de frutas,  oliveiras, hortaliças: batata-doce, batata branca, abóboras, pimentas, cebolas, agroenergia: batata-doce, cana-de-açúcar, girasol, mamona e tungue, planejamento ambiental: zoneamentos edafoclimáticos e sistemas agroflorestais (SAFs) e insumos alternativos. O lançamento do novo aplicativo Agromet estará neste nicho de tecnologias, no qual o ato de lançamento contará com a apresentação de um vídeo explicativo sobre o desenvolvimento do sistema, e posterior, manuseio da ferramenta aos participantes do evento. Todas as tecnologias serão apresentadas no saguão da Sede da Unidade de pesquisas.


Lançamento do aplicativo Agromet


    Um dos destaques durante este evento será o lançamento do aplicativo Agromet. É um serviço oferecido ao público em geral pelo Laboratório de Agrometeorologia e pela área de Tecnologia da Informação da Embrapa Clima Temperado para acessar dados meteorológicos de Pelotas, atualizados minuto a minuto. Nele estarão disponíveis dados, através de tempo real, valores mínimos e máximos do dia e informações acumuladas por períodos; gráficos; resumos mensais e horas de frio.


    Segundo o pesquisador Silvio Steinmetz, o aplicativo vem beneficiar todo aquele usuário que quer ter ao alcance da mão as informações meteorológicas. "O aplicativo é uma versão igual a página da Web, mas que facilita o acesso de informações e dados, para o cidadão urbano que quer saber como está a temperatura e os dados meteorológicos  para o dia, assim como, para o produtor rural, que ao ter dados disponíveis tem mais agilidade para decidir as suas práticas de manejo nas propriedades", explicou Silvio.


    Embora, se tenha uma página na Web com os dados do Laboratório de Agrometeorologia, aonde o público em geral tem acesso as informações meteorológicas, o aplicativo traz um diferencial: "é um dos primeiros aplicativos da Embrapa que transfere as condições meteorológicos minuto a minuto", ressaltou o analista de sistemas Cristóvão  Basílio Pereira. Segundo ele, será possível realizar um monitoramento de downloads do novo aplicativo assim como é feito com as visualizações da página do Agromet.  No último ano (jul/2016-mai/2017), houve um total de 245 mil visitas na Web. "Ao apresentar uma ferramenta de maior funcionalidade, no caso o celular, esperamos que essas informações sejam acessadas por um público ainda maior", comentou Cristóvão. O Agromet foi desenvolvido em aproximadamente seis meses.


    O usuário irá encontrar dados meteorológicos em tempo real sobre temperatura, umidade relativa, sensação térmica, ponto de orvalho, pressão atmosférica, velocidade do vento, direção do vento, nascer do sol, pôr do sol. E também será possível visualizar dados mínimos e máximos do dia e hora de ocorrência como a temperatura mínima e máxima e umidade relativa mínima e máxima. Quanto aos gráficos, estes serão apresentados em tempo real e a ocorrência dos últimos sete dias. Já os Resumos mensais vãoi conter as principais variáveis registradas na Estação Meteorológica Automática (EMA), instalada no Posto Meteorológico da Embrapa local. E ainda há as Horas de Frio, disponibilizadas semanalmente no período de maio a setembro, quando as principais culturas de frutas de clima temperado, como o pêssego, dependem desse acompanhamento para tomada de decisão de práticas de manejo nos pomares.


    Os interessados poderão acessar o aplicativo na Google Play, e há ainda o endereço na Web, http://agromet.cpact.embrapa.br

 

A AzonaSul


    A Associação, que irá realizar sua Reunião ordinária nesta oportunidade, conta com a representação de 23 prefeitos, que tem o objetivo de fortalecer o municipalismo ao descentralizar a administração pública em favor dos municípios participantes e suas comunidades e reunir as forças políticas da região em busca de um bom relacionamento com os governos federal e estadual. Na ordem do dia serão debatidos também assuntos de interesse regional voltados à área da Pesca Artesanal e das Estradas Rurais nos Municípios, propostos pelo deputado estadual Zé Nunes, os quais já vem sendo debatidos na Assembleia Legislativa.  A AzonaSul pretende iniciar neste encontro um diagnóstico técnico, onde serão formuladas alternativas factíveis de envolvimento do Estado e da União, em apoio aos Municípios.


    Os municípios que fazem parte da Associação são: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.  O presidente da AzonaSul é o prefeito Favio Marcel Telis Gonzalez, de Jaguarão/RS.

Cristiane Betemps (MTb 7418)
Embrapa Clima Temperado

Telefone: (53) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/