13/07/17 |   Gestão Estratégica

Agropensa vence prêmio internacional por inovação institucional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sandra Zambudio

Sandra Zambudio - Equipe do Agropensa, em foto de 2016: Roberta Grundling, Marisa Gomes, Gilmar Henz, Giani Tavares da Silva, Édson Bolfe, Marcos Pena Junior, Virgínia Nogueira e Lívia Torres. Completam o time os pesquisadores Carlos Santana e Silvia Campos

Equipe do Agropensa, em foto de 2016: Roberta Grundling, Marisa Gomes, Gilmar Henz, Giani Tavares da Silva, Édson Bolfe, Marcos Pena Junior, Virgínia Nogueira e Lívia Torres. Completam o time os pesquisadores Carlos Santana e Silvia Campos

O Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa) é o vencedor do prêmio Innovagro 2017, na categoria de Inovação Institucional. A premiação, cuja cerimônia de entrega acontece no dia 27 de julho, na cidade de San José, na Costa Rica, é oferecido pela rede Innovagro, um mecanismo de colaboração que engloba 84 instituições públicas e privadas, de 16 países, especializadas em diferentes frentes de ações nos sistemas de inovação para o setor agroalimentar. Os membros da rede são de países que compõem o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). 

O Sistema Agropensa, coordenado no âmbito da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia da Embrapa (SIM), dedica-se a produzir e difundir conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Embrapa e instituições parceiras. De acordo com o chefe da SIM, Elisio Contini, o foco da atuação do Agropensa está cada vez mais voltado à elaboração de análises e estudos de futuro em temas estratégicos para a Embrapa e para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

Resultados

Desde a sua implantação, em 2013, o Sistema Agropensa gerou publicações como o Documento Visão 2014-2034, que foi fundamental para a formulação do VI Plano Diretor da Embrapa, e o estudo Cenários exploratórios para desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, elaborado em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

A equipe do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa também participou ativamente da elaboração da publicação Brasil 2035: Cenários para o Desenvolvimento, lançado no mês passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor). 

Em 2016, o Agropensa lançou uma ampla base de dados, construída a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que disponibiliza dados coletados desde a década de 1990 por meio de uma plataforma amigável de painéis interativos, os chamados dashboards. O sistema desenvolvido transforma os dados em tabelas de análises de resultados que podem apresentar o recorte e detalhamento que o usuário escolher. Em 2017, foram incluídos na mesma base informações sobre o comércio exterior do agronegócio brasileiro.

Segundo Édson Bolfe, coordenador do Agropensa, o prêmio Innovagro traz um reconhecimento internacional importante ao trabalho desenvolvido pela equipe e seus parceiros, internos e externos. 

Conheça mais na página do Agropensa no Portal Embrapa.

 

Fernando Gregio (Mtb 42.280/SP)
Secretaria de Comunicação da Embrapa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensainteligência estratégica