20/07/17 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa apoia produção de gergelim agroecológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação: Esplar

Divulgação: Esplar - Produtos obtidos a partir do gergelim são comercializados pelos agricultores

Produtos obtidos a partir do gergelim são comercializados pelos agricultores

Agricultores da localidade Riacho do Meio, no município cearense de Choró, cultivam e beneficiam gergelim de maneira agroecológica. O que era um material subaproveitado pela comunciadade tornou-se uma fonte de emprego e renda para 15 famílias beneficiadas pelo projeto "Agroecologia em Movimento" executado pelo Esplar, ONG que atua em atividades voltadas para a agroecologia e o serviço da agricultura familiar, e que contou ainda com o apoio de duas Unidades da Embrapa: Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e Algodão (Campina Grande-PB). 
O primeiro passo foi o aprendizado de técnicas de beneficiamento da semente. Em seguida, um moinho foi adquirido e, a partir deste ano, um galpão foi construído para a realização da extração do óleo extravirgem e a produção da paçoca. A obra contou com assessoria técnica do IFCE Campus Baturité e do pesquisador Ênio Girão, da Embrapa Agroindústria Tropical.
A matéria completa sobre a trajetória das agriculturas e agricultores de Choró pode ser conferida no link: http://esplar.com.br/…/170-produtores-e-produtoras-de-oleo-…

(Com informações da assessoria de comunicação da Esplar)

Ricardo Moura (DRT 1681 jpce)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gergelim