27/07/17 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Uva e Vinho participa do XV Enfrute em Fraiburgo, SC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Everlan Fagundes

Everlan Fagundes -
Foi oficialmente aberto na manhã desta terça-feira (25) em Fraiburgo, SC, o XV Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute). Até quinta-feira, 27 de julho, produtores, pesquisadores e estudantes de várias regiões do Brasil terão a oportunidade de conhecer e debater sobre assuntos ligados a produtividade, qualidade dos frutos, cultivares, fitossanidade e pós-colheita. 


Os pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, Fernando José Hawerroth e Régis Sivori dos Santos apresentam trabalhos nos três dias do evento. Botton apresentou “Novas ferramentas químicas para o manejo de lagartas na fruticultura de clima temperado”,   Hawerroth “Manejo de pomares sob telas anti-granizo” e Sivori dos Santos “Drosophila Suzuki: uma grave ameaça à fruticultura brasileira”. Este ano o Enfrute teve 24 palestras, sendo seis internacionais, com especialistas da França, Estados Unidos, Alemanha, Chile, África do Sul e Nova Zelândia. Além de fomentar a difusão de conhecimentos e de novas tecnologias na fruticultura, o Enfrute é também um grande evento de negócios. Nesta edição, foram 80 expositores.

A mesa de honra na abertura foi composta pela prefeita de Fraiburgo, Claudete, secretário adjunto de Estado da Agricultura, Airton Spies, coordenador do Enfrute, Renato Vieira, o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, o ex-presidente da Epagri, Glauco Olinger, o secretário de Desenvolvimento Regional, Euro Vieceli, o deputado estadual, Natalino Lazare, o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, a pró-reitora da Uniarp Campus Fraiburgo, Soeni de Barros Yamaguchi, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès e o presidente da Aciaf, Wilson Cardoso Ribeiro. A pesquisadora aposentada da Embrapa, Rosa Maria Valdebenito Sanhueza, recebeu premiação durante a abertura do evento. 

Encontro bienal, o Enfrute  é um dos eventos mais importantes da fruticultura brasileira e é resultado da parceria entre município de Fraiburgo, Embrapa Uva e Vinho, Uniarp, Epagri e Governo do Estado. Ao longo das 14 edições já realizadas, o encontro reuniu mais de 11 mil participantes. 

 

Embrapa Uva e Vinho

Telefone: 54-3455-8137

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens