02/08/17 |   Agricultura familiar  Recursos naturais

Maratona de programação busca soluções para o manejo de açaizais nativos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - Tecnologias da informação podem contribuir com o trabalho em campo

Tecnologias da informação podem contribuir com o trabalho em campo

O desenvolvimento de aplicativos para ajudar no Manejo de Mínimo Impacto para Produção de Frutos em Açaizais Nativos é um dos objetivos do Hackathon Universitário Embrapa Nacional. Trata-se de uma maratona de programação na qual estudantes universitários de diversos cursos devem produzir soluções em tecnologia da informação com base nas pesquisas da Embrapa.

No caso do açaí, o desafio elaborado pela Embrapa Amazônia Oriental aos alunos é aplicar conhecimentos obtidos em sala de aula para transformar as informações da pesquisa agroflorestal em softwares que auxiliem técnicos e produtores na tomada de decisão sobre o Manejo de Mínimo Impacto para Produção de Frutos em Açaizais Nativos.

Podem participar estudantes e egressos, de até três anos, dos cursos de graduação e pós-graduação de Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Agronomia, Biologia, Agronegócio e demais áreas afins.

As inscrições podem ser feitas no site www.embrapa.br/hackathon, no período de 31 de julho a 13 de setembro. A primeira etapa será no dia 21 de setembro nas instalações da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA), onde haverá palestra e entrega do storyboard pelas equipes. O julgamento e a escolha das três melhores soluções ocorrerá no dia 18 de outubro.

O Hackathon visa promover um ambiente de inovação e colaboração entre a Embrapa e a comunidade universitária, ao mesclar conhecimentos acadêmicos com práticas do mercado profissional. O estímulo à criação de produtos com base nas tecnologias agropecuárias geradas pela Embrapa tem por objetivo a transferência dessas tecnologias em prol da sociedade.

Além da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), participam da maratona as unidades Meio-Norte (Teresina/PI), Roraima (Boa Vista/RR), Informação Tecnológica (Brasília/DF), Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Solos (UEP/Recife/PE) e Agrobiologia (Seropédica/RJ), cada uma delas com desafios para temas específicos.

Desafio para o açaí - O Manejo de Mínimo Impacto para Produção de Frutos em Açaizais Nativos é uma tecnologia desenvolvida e preconizada pela Embrapa que busca aumentar a produtividade de frutos de açaizeiros nas regiões de várzea, bem como a ampliação do período de safra. "A tecnologia consiste em atingir uma combinação adequada de árvores, açaizeiros e outras palmeiras, de forma bem distribuídas em uma área", afirma o engenheiro florestal José Leite, da Embrapa Amazônia Oriental.

Segundo o especialista, nas áreas de várzea onde o ribeirinho retirou as outras espécies e deixou somente o açaí, a produção é muito baixa. Uma das razões se deve ao fato de as raízes das palmeiras serem pouco profundas. "Os açaizeiros precisam que outras árvores com raízes mais profundas tragam os nutrientes das camadas que estão mais abaixo no solo. Por isso manter a biodiversidade é fundamental", explica.

A recomendação da Embrapa é que em cada hectare seja mantida uma proporção próxima a 400 touceiras de açaizeiros, 50 palmeiras de outras espécies e 200 árvores. "Dessa forma, é possível elevar a produtividade média para até seis toneladas por hectare. Em áreas manejadas de forma inadequada, a média fica em torno de duas toneladas por hectare", afirma Leite.

Atualmente, todo esse trabalho é realizado de forma manual com o uso de pranchetas e trenas em campo, para posterior cálculo, discussão e tomada de decisão com a comunidade. Para José Leite, as tecnologias da informação podem dar agilidade nesse processo e até melhorar o aprendizado do manejo de açaizais nativos por parte de técnicos e comunidades extrativistas.

Vinicius Soares Braga (MTb 12.416/RS)
Embrapa Amazônia Oriental

Telefone: (91) 3204-1192

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

manejo de açaizais nativoshackathon