02/08/17 |

Embrapa Solos participa de reuniões na FAO em Roma

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pesquisadora Margareth Simões da Embrapa Solos, participou de uma série de reuniões ocorridas na FAO/Roma sobre os temas Agricultura, Segurança Alimentar e Observação da Terra. Margareth foi convidada, por representar o Brasil no JECAM (Joint Experiment of Crop Assessment and Monitoring – www.jecam.org), comunidade de monitoramento global da agricultura por satélite, cujo objetivo é desenvolver abordagens e metodologias para monitoramento, bem como desenvolvimento de protocolos e boas práticas para uma variedade de sistemas agrícolas globais.

Entre os eventos ocorridos na FAO, destaca-se o Workshop da ESA (Agencia Espacial Européia) sobre a solução tecnológica Sentinel- 2 para Agricultura, uma ferramenta, que será disponibilizada sem custos, para obtenção de imagens do satélite sentinel 2 e a geração de mapas de áreas de culturas de forma semi-automatizada,  recém desenvolvido pela Agência Espacial Européia. No Brasil, através da Embrapa, a ferramenta será testada no Mato Grosso por meio do Projeto GeoABC (projeto França-Brasil, Capes/Cofecub), coordenado pela Pesquisadora Margareth.

Durante a participação nas reuniões da FAO, a Embrapa foi convidada a integrar a comunidade GEO (Global Erath Observation – Observação Global da Terra) para intercomparação de experimentos com radar de abertura sintética, coordenado pelo Ministério da Agricultura do Canadá (Agriculture and Agri-Food Canada – AAFC).

Desta forma, a Embrapa passa a contribuir com as discussões, desenvolvimentos de métodos e protocolos relativos à identificação e mapeamento agrícola, bem como verificação de métodos para estimar indicadores bio-físicos de produtividade através do uso de radar. A integração com esta comunidade também possibilitará avanço do conhecimento na qualificação dos projetos desenvolvidos pela Embrapa a cerca deste tema no Brasil.

As reuniões na FAO contaram com a participação de 17 países e o Brasil foi representado pelos pesquisadores Rodrigo Ferraz e Margareth Simões, da Embrapa Solos.

Eliana Quincozes (m310516)
Embrapa Solos

Telefone: (21)2179-4623

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

englishinternacional