08/08/17 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Instituições fluminenses buscam parceria em PSA hídrico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Solos

Embrapa Solos - Água e solo caminham juntos na preservação ambiental

Água e solo caminham juntos na preservação ambiental

No dia 12 de julho, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) organizou seminário para a apresentação de propostas de projetos buscando a troca de informações sobre a possibilidade de sinergia e parceria em pagamento por serviços ambientais hídricos com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA)/Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Programa Rio Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  

Marie Ikemoto, gerente de gestão do território e informações geoespaciais do SEA/INEA apresentou o projeto “Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira”, financiado com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF – Global Environment Facility). O trabalho busca recuperar e preservar serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e captura de carbono da floresta, em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira por meio de mecanismos de pagamento por serviços ambientais. Iniciado em 2016, o projeto tem duração de cinco anos. São parceiros no projeto os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

As organizadoras do encontro, as pesquisadoras da Embrapa Solos Joyce Monteiro e Bernadete Pedreira apresentaram alguns dos projetos submetidos ao Programa Rio Rural ano passado, e os resultados do monitoramento do meio físico em microbacias contempladas pelo programa, como ideias de colaboração para futuras parceiras com as instituições presentes.

Será feito um mapa de instituições e também será criado um protocolo de intenções visando a parceria entre essas organizações para atuação nas questões de agricultura e meio ambiente no Rio de Janeiro, na expectativa de que se torne  um acordo de cooperação técnica, dessa forma seria possível formalizar uma  cooperação fortalecendo as iniciativas conjuntas.

O seminário contou com 22 participantes, incluindo profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-Rio), e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

psa hidrico