09/08/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Bolsistas da Embrapa Monitoramento por Satélite participam de congresso de iniciação científica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luciane Dourado/Embrapa

Luciane Dourado/Embrapa -

Bolsistas de iniciação científica vinculados a instituições de pesquisa da região de Campinas (SP) participaram na semana passada da 11ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC 2017). Neste ano, o evento foi realizado no Instituto Agronômico (IAC), entre os dias 2 e 4 de agosto, e teve 169 trabalhos inscritos, apresentados na forma oral e em sessões de pôsteres.

O CIIC é uma realização das três Unidades da Embrapa na região – Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite – em conjunto com o IAC, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o Instituto de Zootecnia (IZ) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional), que foi a coordenadora desta edição. O objetivo do evento é proporcionar aos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do CNPq a oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas durante o período de estágio.

Ao final do congresso, uma comissão avaliadora premiou os melhores expositores de cada instituição. Pela Embrapa Monitoramento por Satélite, foram premiados os bolsistas Felipe Rosada Fustaine e Cindy Cardoso Monteiro. Estudante de Engenharia Agrícola da Unicamp Felipe Rosada Fustaine apresentou estudo que avaliou o impacto do cultivo da seringueira sobre a erosão do solo no noroeste do Estado de São Paulo a partir da aplicação da metodologia do Índice do Tempo de Vida do Solo (ITVS). O trabalho teve a orientação da pesquisadora Gisele Freitas Vilela.

Na categoria de pôsteres, a bolsista Cindy Cardoso Monteiro, que cursa Geografia na PUC Campinas, foi premiada pelo trabalho que estimou o potencial econômico do mercado de carbono considerando o sequestro de CO2 realizado pelos cultivos de seringueira no Estado de São Paulo. O orientador foi o pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Sérgio Gomes Tôsto.

Além das apresentações orais e das sessões de pôsteres, o evento contou com as palestras do professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp Marko Monteiro, que falou sobre inovação responsável, e da consultora autônoma (coaching) Christine Kerr, que tratou do tema desenvolvimento de carreira. Para o pesquisador André Luiz Furtado, coordenador da comissão organizadora na Embrapa Monitoramento por Satélite, a participação de bolsistas e estagiários no CIIC é uma das formas pela qual os alunos socializam e divulgam o conhecimento adquirido durante o período de estágio.

Os anais do evento, com todos os trabalhos apresentados, podem ser conferidos aqui.

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ciicbolsitasiniciação científica