11/08/17 |   Transferência de Tecnologia

Aula inaugural do curso de Agronomia do IFRS tem a participação da Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisca Canovas

Francisca Canovas -

“Olhem a temática ambiental como parte importante do curso de Agronomia, durante o curso e na formação profissional – é um campo de trabalho que se abre para nós, agrônomos”, esse foi o assunto que o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Luciano Gebler  desenvolveu na aula inaugural do curso de Agronomia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus de Bento Gonçalves, na última quinta-feira, dia 10 de agosto.

Para um público de 130 alunos, Gebler focou sua palestra ("Por que nos preocupamos com a gestão ambiental na propriedade rural?") em como montar um plano de gestão ambiental a partir dos registros da propriedade. “Inicialmente o produtor deve desenhar sua propriedade que é a base física do planejamento. Logo em seguida, deve fazer o levantamento dos riscos ecológicos, sociais e econômicos e gerenciar como e quando vai resolver esses riscos. A partir daí, o produtor vai ter que planejar ações agronômicas, econômicas, de recursos e de capital”.

A aula inaugural também teve por objetivo ser um “evento satélite” para divulgação do  Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, que ocorrerá durante a FIEMA BRASIL nos dias 11  e 12  a em abril de 2018.

A Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Federal do RS – Campus Bento Gonçalves, o Sindicato Rural da Serra Gaúcha e a Fundação Proamb (http://www.proamb.com.br/) foram as entidades promotoras do evento. Rosane Freitas, gestora de educação da Fundação Proamb, acredita  “que são várias forças que estão se unindo em prol da questão do meio ambiente. Isso auxilia a todos. A Embrapa, pela pesquisa que leva a solução aos produtores, o Sindicato trazendo o olhar do produtor rural e o Instituto, voltado à formação de pessoas.  A Fundação Proamb vem trabalhando para capacitar pessoas melhores para o mundo e o mundo melhor para as pessoas”. Soeni Bellé, diretora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), acredita na parceria: “Acho muito importante fortalecer a parceria, como forma de valorizar todas as instituições e as expertises que cada uma tem”.

Ainda dentro do tema gestão ambiental Gebler anunciou o próximo evento da Embrapa Uva e Vinho, o III Workshop Latino Americano sobre Biobed que vai acontecer de 12 a 14 de setembro de 2017, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, RS.

 

M. Francisca Canovas de Moura (7168 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-3455-8137

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fiemaaula inauguralifrsproamb